08/12/2011 01:26

Caetano Veloso: Biografia do grande músico da MPB

Caetano Veloso: Biografia do grande músico da MPB

Da Redação
OsPaparazzi
Caetano Veloso é um grande músico baiano, nascido em Santo Amaro da Purificação, em 7 de agosto de 1942. Além de músico, Caetano Veloso é produtor, arranjador e escritor brasileiro. Com uma carreira que já ultrapassa quatro décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação, considerada de grande valor intelectual e poético.

Caetano Veloso
Caetano Veloso é músico, produtor, escritor
Veloso iniciou seu trabalho profissionalmente em 1965 com o compacto "Cavaleiro/Samba em Paz", enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia por suas apresentações nacionais do espetáculo "Opinião", no Rio de Janeiro.

Nessa década conhece Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, participa dos festivais de música popular da Rede Record e compõe trilhas de filmes. Em 1967 sai seu primeiro LP, Domingo, com Gal Costa, e no ano seguinte lidera o movimento chamado Tropicalismo, que renovou o cenário musical brasileiro e os modos de se apresentar e criar música no Brasil, através do disco Tropicália ou Panis et Circensis ao lado de vários músicos.

Em 1968, face à ditadura militar, compõe o hino "É Proibido Proibir", que é desclassificada e amplamente vaiada durante o III Festival Internacional da Canção. Sua maior influência no início da carreira foi João Gilberto, com quem dividiria o palco anos mais tarde.

Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 60 e já foi chamado de "aedo pós-moderno". Em 2004, foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinqüenta discos disponíveis e canções em trilhas sonoras de filmes como Hable con Ella de Pedro Almodovar e Frida de Julie Taymor.

Ao longo de sua carreira, também se converteu numa das personalidades mais polêmicas e com maior força de opinião nacional. É uma das figuras mais importantes da música popular brasileira, considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, sendo comparado a nomes como Bob Dylan, Bob Marley e Lennon/ Paul McCartney.

Em maio de 2012, OsPaparazzi destacou o show do novo álbum e DVD de Gilberto Gil. O cantor Gilberto Gil prestou homenagem ao mestre Caetano Veloso durante show realizado no Rio de Janeiro.

E aos 70 anos de idade, Caetano Veloso comemora com a gravação de um CD. A Universal, sua produtora desde o primeiro disco lançado, decidiu fazer uma homenagear ao cantor Caetano Veloso. Na comemoração dos 70 anos de Caetano Veloso, houve a realização de um tributo internacional reunindo nomes de diferentes gerações e estilos para reinterpretar suas composições e o relançamento em vinil de seu disco mais cultuado, Transa, de 1972.

Assista o vídeo abaixo com um clássico de Caetano Veloso: Alegria, Alegria!

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Vídeo

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.