28/12/2010 00:24

Chico Anysio foi um consagrado comediante da televisão brasileira

Confira como foi a vida e carreira de Chico Anysio

Da Redação
Os Paparazzi
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio, nasceu em Maranguape, no Ceará, dia 12 de abril de 1931. Chico Anysio é um ícone do humor nacional. O ator morreu no dia 23 de março de 2012, no Rio de Janeiro. Ao lado de Chacrinha e Sílvio Santos, Chico Anysio é considerado um dos maiores nomes da televisão brasileira. Confira abaixo a biografia e a trajetória do humorista.

Chico Anysio, um dos maiores nomes da TV brasileira
Chico Anysio, um dos maiores nomes da TV brasileira


OsPaparazzi de olho em Chico Anysio...

Ele é ícone da televisão brasileira, um humorista que esteve à frente de seu tempo. Chico Anysio inovou, brilhou e criou conceitos que até hoje são seguidos pelos programas de comédia.

Chico deixou o Ceará ainda menino. Com 6 anos de idade já estava morando no Rio de Janeiro. Começou a carreira na Rádio Guanabara, como radioator e comentarista de futebol. Também já trabalhou nas rádios 'Mayrink Veiga', 'Clube de Pernambuco' e 'Clube do Brasil'. Também sempre foi apaixonado por livros, desde a década de 50 já iniciava uma carreira como escritor.

Na TV Rio, Chico estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã. Chico escrevia e interpretava os próprios textos no rádio, televisão e cinema.

Chico Anysio é pai do escritor e comediante Bruno Mazzeo
Chico Anysio é pai do escritor e comediante Bruno Mazzeo
Chico Anysio também já brilhou no jornalismo esportivo, como pintor e escritor. Desde 1968, Chico ficou ligado à TV Globo. Ele também teve relação de amizade e grande respeito com o executivo José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni. Com a saída de Boni da TV Globo, Chico Anysio perdeu espaço.

Chico Anysio fez muito sucesso no programa 'Escolinha do Professor Raimundo', onde revelou inúmeros humoristas para a TV brasileira. Em 2005, fez uma participação no Sítio do Picapau Amarelo. E na sequência fez a novela Sinhá Moça.

Chico Anysio é casado com a empresária Malga Di Paula. Pai de Lug de Paula, Nizo Neto e Bruno Mazzeo.

Os maiores destaques de Chico Anysio na televisão são Chico City, Chico Anysio Show, participou de Os Trapalhões, com Renato Aragão, e o maior destaque foi 'Escolinha do Professor Raimundo', de 1990 a 2002. Chico foi redator final e supervisor de criação do sucesso da Escolinha. Também fez Chico Total e participações no Zorra Total.

Em novembro de 2008, Chico Anysio concedeu uma entrevista ao site da TV Vanguarda, do amigo Boni. Onde falou sobre os espetáculos 'De pai para filho' e 'Eu conto, vocês cantam'. Chico Anysio também elogiou a emissora afiliada da Rede Globo, Vanguarda, que é comandada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho: "fiquei bastante surpreendido pela audiência da TV Vanguarda e isto me emocionou muito, pois o dono desta emissora é uma pessoa a quem eu tenho como um irmão mais novo", disse.

Chico Anysio falou sobre sua relação com Boni, com exclusividade: "O Boni é um irmão. Mais do que um irmão, porque os irmãos nos são dados e os amigos, nós elegemos. O Boni é um amigo querido, um profissional soberbo, a quem eu devo os melhores anos da minha vida profissional. Nunca levei uma bronca dele. Quando meu programa 'Estados Anysios de Chico City' começou a cair no Ibope, um pouco mais a cada semana, ele sabia que o público não estava entendendo, mas não me admoestou. Ele esperou eu perceber e quando fui a ele dizendo que modificaria o programa, ele me respondeu uma frase que sempre me disse: "Faça o que achar que deve fazer; você é quem resolve". Tenho por ele um respeito e uma admiração que não têm tamanho”, disse.

Chico Anysio também respondeu à pergunta: Por que a Escolinha do Professor Raimundo acabou? Chico respondeu: "Ela não acabou; ela foi acabada". O comediante também comentou o fato de estar na geladeira da TV Globo naquela ocasião: "Não é geladeira, é freezer", dizia.
E o maior sonho de Chico Anysio? "Melhorar o meu pulmão, para trabalhar melhor".

Para encerrar a biografia de Chico Anysio, o recado que ele deixou para os leitores na entrevista de 2008: "Há quem ofereça um beijo no coração, eu ofereço a todos um abraço forte em suas almas. Vamos torcer para que me deixem, um dia, trabalhar mais um pouco para todos vocês".

Em 2011, Chico Anysio assustou o Brasil devido a sua saúde. Ele foi internado, mas se recuperou com bom humor. Ainda comemorou seus 80 anos de idade no Jornal Nacional, com William Bonner e Fátima Bernardes. O mestre do humor causou emoção quando retornou ao Zorra Total, em abril.

Em julho de 2011, em entrevista, Chico Anysio fez críticas à TV Globo e à família. "Família é problema", disse na ocasião. Ele revelou almejar o cargo de supervisor do humor da Rede Globo, no lugar de Guel Arraes. Também citou o filho que dá mais orgulho a ele, e não é Bruno Mazzeo, mas sim Rodrigo, jovem que mora com a mãe, Zélia.

Fique ligado na vida de Chico Anysio! É só curtir OsPaparazzi no Facebook

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.