10/11/2011 16:15

Quem é o cantor e compositor Chico Buarque, dono de letras famosas no mundo todo

Quem é o cantor e compositor Chico Buarque, dono de letras famosas no mundo todo

Da Redação
OsPaparazzi
Chico Buarque
Chico Buarque de Hollanda
Francisco Buarque de Hollanda, o Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de junho de 1944. Filho do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda, iniciou sua carreira musical na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Em toda sua carreira, suas letras são marcadas por frases de impacto, e muitas vezes com profundo senso político.

Comunista declarado, foi morar na Itália em 1969, após a repressão da ditadura militar, voltando no ano seguinte como um intenso crítico do sistema autoritário que governava o Brasil.

Venceu três prêmios como escritor, por "Estorvo" (1992), "Budapest" (2004) e "Leite Derramado" (2010). Foi casado com Marieta Severo, com quem tem três filhas.

Ainda adolescente, foi preso por furtar um automóvel para 'passear pela madrugada paulista', algo relativamente corriqueiro para a época. Por esse motivo foi proibido de sair à noite desacompanhado até completar 18 anos.

Chico Buarque revelou-se ao público brasileiro quando ganhou o Festival de 1966 com "A Banda", interpretada por Nara Leão. No dia 10 de outubro de 1966, data da final, iniciou o processo que designaria Chico Buarque como unanimidade nacional, alcunha criada por Millôr Fernandes.

Ameaçado pelo Regime Militar no Brasil, esteve auto-exilado na Itália em 1969, onde chegou a fazer espetáculos com Toquinho. Nessa época teve suas canções Apesar de você (que dizem ser uma alusão negativa ao presidente Emílio Garrastazu Médici, mas que Chico sustenta ser em referência à situação) e Cálice proibidas pela censura brasileira. Adotou o pseudônimo de Julinho da Adelaide, com o qual compôs apenas três canções: Milagre Brasileiro, Acorda amor e Jorge Maravilha.

OsPaparazzi de olho em Chico Buarque...

Em junho de 2011, Chico Buarque disponibilizou o seu acervo completo na internet. A discografia completa do cantor pode ser encontrada facilmente para download, de maneira legal.

No mês seguinte, lançou seu novo cd e ganhou elogios da crítica.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.