11/11/2011 13:24

Conheça melhor o autor de Tears in Heaven

Conheça melhor o autor de Tears in Heaven

Da Redação
OsPaparazzi
Eric Clapton
Eric Clapton em 1974
Eric Patrick Clapton é um guitarrista, cantor e compositor britânico, nascido em 30 de março de 1945, na cidade de Ripley. Apelidado de Slowhand, é considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Em 2004 foi condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE). Suas letras encantam multidões. Possui discografia recheada de sucessos, sempre embalados por sua guitarra.

Embora seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, Clapton sempre teve suas raízes ligadas ao blues. Clapton foi considerado inovador pelos críticos em várias fases distintas de sua carreira, atingindo sucesso tanto de crítica quanto de público e tendo várias canções listadas entre as mais populares de todos os tempos, tais como "Layla", "Wonderful Tonight" e a regravação de "I Shot the Sheriff", de Bob Marley.

Ainda menino, passou por uma experiência que marcaria sua vida para sempre. Sua mãe o teve com 16 anos, e o deixou aos cuidados da avó de Eric. Ele foi criado como sendo filho de sua avó e irmão mais novo de sua mãe. Apenas aos 9 anos de idade ficou sabendo a verdade, o que o traumatizou de certa forma. Clapton deixou de ser aplicado na escola, ficou tímido e cada vez mais distantes da família.

Foi aí que se dedicou à música. Aos 13 anos ganhou um violão e passou a escutar blues para aprender a tocar. Em pouco tempo, já dedicava horas diárias ao aprendizado, e foi conseguindo dominar o instrumento. Em 1965, aos 20 anos de idade, já era considerado um dos melhores guitarristas da Grã-Bretanha.

Apesar de seu sucesso, a vida pessoal de Clapton encontrava-se em estado deplorável. Além de perder uma paixão, ele parou de tocar e se apresentar e tornou-se viciado em heroína, o que resultou em um hiato em sua carreira.

Eric Clapton
Eric Clapton em foto recente
Superado o momento das drogas, Eric voltou à música. No começo dos anos 1990, a tragédia voltaria a atormentar a vida de Clapton. Em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo, morreu depois de cair da janela de um apartamento. Um instantâneo da dor de Clapton pôde ser visto com a canção "Tears In Heaven", My Father's Eyes (Pilgrim, 1998) e Circus Left Town (Pilgrim, 1998).

Tão conhecido quanto Clapton é o seu costume de usar uma variedade de guitarras. No começo de sua carreira, ele usava uma Gibson Les Paul do final dos anos 1970, sendo parcialmente responsável pela reintrodução do estilo original da Les Paul pela Gibson. Mais tarde, Clapton começou a usar Stratocasters da Fender.

A mais famosa de todas as suas guitarras foi Blackie, montada com pedaços de várias Strats e que ele usou até os anos 1990, Depois, por medo de danificá-la, guardou em casa, e não a levou mais aos palcos. Por fim, Clapton se desfez da "Blackie" por U$959,500 no leilão organizado pela Christie's de Nova York, em benefício do centro de reabilitação Crossroads.

Em 1999, Clapton levou a leilão parte de sua coleção de guitarras para levantar fundos para o Crossroads, centro de reabilitação para viciados que ele fundou na Antígua em 1997. O montante total conseguido no leilão pela Christie’s foi de U$7,438,624.

OsPaparazzi de olho em Eric Clapton...

Eric Clapton veio ao Brasil para fazer três shows em outubro de 2011. E arrancou aplausos por onde passou. O primeiro foi em Porto Alegre. No estádio do Morumbi, Clapton dedicou sua apresentação ao piloto brasileiro Felipe Massa, de quem é amigo próximo. Em todos os shows os ingressos se esgotaram rapidamente.

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.