CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay

O que aconteceu com Fátima Bernardes? Leia biografia

Os feitos, os prêmios, as conquistas, as curiosidades. Mostramos a biografia completa neste Encontro. Passou por cirurgia e retornou à televisão em janeiro de 2021.

Da Redação, publicado em 18/10/2022 e atualizado hoje.

Fátima Bernardes é uma das principais e mais conhecidas jornalistas do Brasil. Foi casada com William Bonner. O casal apresentou junto o principal telejornal do país, o Jornal Nacional, por muitos anos. Eles têm três filhos. Em 2011 ela surpreendeu o Brasil ao se despedir do Jornal Nacional e assumir novo desafio na Globo: o Encontro com Fátima Bernardes. Em dezembro de 2020 precisou se afastar do Encontro para cuidar de um câncer em estágio inicial. Passou por cirurgia. E retornou ao vivo ao Encontro em 4 de janeiro de 2021. Depois, em 2022, aceitou novo desafio na carreira para apresentar o The Voice 2022, o The Voice Brasil. Veja biografia a seguir.

Biografia de Fátima Bernardes

Fátima Gomes Bernardes Bonemer, a Fátima Bernardes, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de setembro de 1962. Nasceu no Vaz Lobo. Com 7 anos começou a cursar balé. Sonhava em ser bailarina. Fátima Bernardes cursou jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o objetivo de ser crítica de dança. Mas depois se apaixonaria por TV.

Fátima Bernardes foi casada com o apresentador William BonnerFoto: Divulgação

Início da carreira

Foi estagiária da TV Globo. Em 1983 começou a trabalhar no jornal O Globo como repórter. Em fevereiro de 1987 entrou para a Rede Globo de Televisão. Apresentou o extinto RJTV 3ª edição. Em maio de 1989, assumiu a apresentação do “Jornal da Globo” ao lado de Eliakim Araújo e em julho de 1989, passou a apresentar o JG em dupla com William Bonner, seu marido. Em 1993 começou a apresentar o Fantástico ao lado de Celso Freitas e Sandra Annenberg. Em 1º de abril de 1996 assumiu a apresentação e edição do Jornal Hoje, voltando ao Fantástico em 1997, formando dupla com Pedro Bial. Fátima Bernardes também já trabalhou com Patrícia Poeta na TV Globo.

Cabelo de Fátima Bernardes

Em 2011, Fátima Bernardes admitiu que seu 'cabelo é patrimônio nacional'. Ela pintou o cabelo? Vira notícia? Cortou? Notícia. Penteou o cabelo de uma forma diferente? Não importante. Qualquer mudança nas madeixas vai sempre chamar a atenção.

Fátima Bernardes é apresentadora do Programa EncontroFoto: Reprodução/ Encontro

Copa do Mundo de 2002

Fátima Bernardes ganhou destaque no Jornal Nacional sendo considerada a Musa da Copa do Mundo de 2002. Fátima Bernardes ganhou a confiança de jogadores como Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, além do técnico Felipão. Fátima Bernardes entrevistava os jogadores no hotel, no ônibus, na beira do campo e mostrou grande facilidade para a área de jornalismo esportivo.

Em 2006 também esteve na Copa do Mundo, com o técnico Parreira. Já em 2010 teve problemas com o técnico Dunga, que não mostrou simpatia alguma com a imprensa. Fátima Bernardes também é recordista do prêmio cedido pelo programa Domingão do Faustão “Os melhores do ano”, garantindo quatro estatuetas no decorrer dos anos de 2004 a 2007. O salário de Fátima Bernardes na TV Globo gira em torno de R$ 250 mil por mês. O salário de William Bonner é maior que o de Fátima Bernardes, afinal Bonner acumula as funções de apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional.

Fátima Bernardes, a Musa das Copas do MundoFoto: Divulgação

Por que saiu do Jornal Nacional?

Em 1º de dezembro de 2011, Fátima Bernardes anunciou sua saída do Jornal Nacional. Em seu lugar entrou Patrícia Poeta. Em julho de 2012, Fátima deu início ao programa 'Encontro', na Rede Globo. Conheça a equipe do novo programa de Fátima Bernardes.

OsPaparazzi destacou a ansiedade de Fátima Bernardes para a estreia de 'Encontro' à época.

Renata Vasconcellos assumiria a bancada do Jornal Nacional ao lado de William Bonner anos depois.

Encontro na Globo

Em junho de 2013, Fátima Bernardes completou um ano do Programa Encontro, com a presença de Chitãozinho e Xororó, a atriz Cissa Guimarães, a apresentadora Ana Maria Braga e outros convidados.

Fátima Bernardes chorando

Em junho de 2020, em entrevista no Encontro, Fátima Bernardes conversou com a mãe do menino Miguel. Um caso triste que comoveu todo o Brasil envolvendo uma criança, uma empregada e uma patroa, no Recife. Na entrevista a apresentadora não conseguiu segurar as lágrimas ao consolar a mãe, Mirtes Renata Souza, que perdeu o filho Miguel.

Fátima Bernardes conversa com mãe de Miguel no Encontro; Léa Silva, à direita, é a ex-cozinheiraFoto: Reprodução/ YouTube

No mesmo dia, através do YouTube, uma ex-empregada de Fátima publicou um vídeo com críticas à ex-patroa. Léa Silva trabalhou como cozinheira na casa do então casal William Bonner e Fátima Bernardes. No vídeo, Léa critica a 'ingratidão' dos ex-patrões e faz comparações com o caso Miguel. 'Eu não deixei o seu filho Vinícius se queimar no fogão aquela vez. Lembra? O seu marido (Bonner) ainda me criticou, achando que estava comparando seus filhos com um cachorro (...) os dois mal agradecidos. Não esqueci, não', criticou.

Fátima e William não comentaram o vídeo publicado por Léa Silva.

Casamento, filhos, namorado

Na vida pessoal, Fátima Bernardes teve trigêmeos no dia 21 de outubro de 1997. Nasceram Vinícius, Laura e Beatriz. Depois do nascimento dos filhos, em 1998, se tornou âncora do Jornal Nacional, ao lado do marido William Bonner. Foram 26 anos de casamento. Mas ele chegou ao fim.

Anunciou o divórcio em 2016. Mantém bom relacionamento com o ex-marido.

Vestidos iguais de Fátima Bernardes e Bruna MarquezineFoto: GShow/ Rede Globo

Em 2017 assumiu o namorado Túlio Gadêlha.

Você sabia que ela tem uma irmã? A irmã de Fátima Bernardes se chama Vânia Bernardes e é pedagoga.

Cirurgia e retorno

Em dezembro de 2020 veio o anúncio: Fátima Bernardes saiu do Encontro para cuidar de um câncer uterino em estágio bem inicial. Ela passou por uma cirurgia no Rio de Janeiro. E retornou ao Encontro numa segunda-feira, dia 4 de janeiro de 2021. Foi um programa muito especial. Fátima não segurou as lágrimas. E se emocionou muito ao receber o carinho de amigos e fãs. Ela também se emocionou ao falar sobre a pandemia do coronavírus.

No Instagram oficial, acima, ela falou sobre o retorno para a gravação do programa na Rede Globo.

The Voice Brasil

Em novembro de 2022 estreou no comando do The Voice Brasil 2022, com direção de Boninho, no horário nobre da Rede Globo.

Fátima Bernardes

O que muda com Fátima Bernardes no The Voice

Tudo o que você precisa saber sobre o The Voice Brasil 2022, na Rede Globo, com estreia em 15 de novembro

Como é ser o William Bonner? Veja biografia

Conheça a carreira do apresentador do Jornal Nacional; o jornalista mais assistido do Brasil

A evolução do sorriso de Fatima Bernardes e outros famosos

Confira o sorriso dos artistas e a mudança ao longo da carreira

Fernanda Gentil vira Musa da Copa sem Fátima

Fátima Bernardes, eleita Musa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, tem substituta?

Zezé Di Camargo explica carência de filhos

Cantor Zezé Di Camargo fala sobre solidão após fim de casamento com Zilu

Encontro: Fátima Bernardes entrevista André Rieu

Músico Andre Rieu se apresentou no Programa Encontro de Fátima Bernardes

Ana Hickmann reforça atração sem Chris Flores

Para concorrer com o Encontro com Fátima Bernardes, Ana Hickmann é a aposta da Rede Record para o 'Hoje em Dia'

Por que Fátima Bernardes saiu do Jornal Nacional

Sai Fátima Bernardes, entra Patrícia Poeta no Jornal Nacional; sai Patrícia Poeta, entra Renata Ceribelli no Fantástico

Emmy: Jornal Nacional fatura Oscar da TV mundial

William Bonner e Fátima Bernardes podem comemorar: o JN levou o prêmio Emmy Internacional na categoria notícia

Fátima Bernardes admite: 'meu cabelo é patrimônio nacional'

Apresentadora do Jornal Nacional, Fátima Bernardes ainda fala sobre amor e intimidades com William Bonner

Compartilhe com um amigo!

Comentários