23/11/2010 17:57

Galvão Bueno

Da Redação
Os Paparazzi
A narração de Galvão Bueno é a mais famosa do Brasil. Ninguém se compara a Galvão Bueno quando o assunto é locução esportiva. Galvão Bueno conquistou o país com uma narração marcante, cheia de bordões e com muitos comentários e liberdade. O sucesso de Galvão Bueno também causa polêmica. Muitos torcedores o criticam por "exageros". Comunidades no Orkut declaram "eu odeio Galvão Bueno". E um movimento no Twitter levou o tópido "cala boca galvao" ao trending topics mundial. Tanto ódio, tantas críticas, mas ninguém supera o Ibope de Galvão Bueno. Os eventos narrados por ele são os mais assistidos no Brasil. Galvão Bueno foi homenageado nos games e tem narração no PES 2009, no Playstation. Cala Boca Galvão? Vamos conhecer a história de Galvão Bueno.

Galvão Bueno, a voz esportiva do Brasil
Galvão Bueno, a voz esportiva do Brasil

OsPaparazzi de olho em Galvão Bueno...

Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, o Galvão Bueno, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de julho de 1950. Galvão Bueno é o principal locutor esportivo do Brasil. Narrou os principais jogos das últimas Copas do Mundo, além de Olimpíadas e corridas de Fórmula 1.

Começou a carreira na rádio paulista, em 1974, depois de trabalhar numa fábrica de materiais plásticos. Trabalhou na TV Gazeta, na Rede Record e na Rede Bandeirantes. Seu primeiro trabalho na Rede Globo foi a narração da partida entre o Clube de Regatas Flamengo e o Club Jorge Wilstermann, da Bolívia, pela Copa Libertadores da América de 1981. No ano seguinte já estava cobrindo sua primeira Copa do Mundo e depois não parou mais. Tornou-se o narrador titular na Globo com a saída de Luciano do Valle para a TV Record.

Em 1992 Galvão Bueno deixou a Rede Globo para atuar na Rede OM (atual CNT), com sede no estado do Paraná. O projeto não deu certo e Galvão retornou para a Globo no ano seguinte.

Galvão Bueno é trending topics internacional do Twitter
Galvão Bueno chegou ao trending topics internacional do Twitter, com o ‘Cala Boca Galvao’. Mas é líder no Ibope
Brilhou nas Copas de Mundo de 1994 e 2002, anos em que a seleção brasileira foi campeã. Também narrou o acidente fatal de Ayrton Senna, além de vários jogos olímpicos. Galvão Bueno também apresenta o programa Bem, Amigos, no canal a cabo SporTV. Também apresenta o quadro Na Estrada, exibido pelo Esporte Espetacular, aos domingos.

Galvão Bueno é amado e odiado pelos torcedores. Isso porque sua narração é marcada por comentários, bordões e muita emoção de torcedor. “Galvão Bueno critica jogadores e técnicos durante sua narração. Esse é o estilo que ele criou. Algumas vezes algumas pessoas se sentem ofendidas. E querem que ele pare de comentar e apenas narre o jogo”, avalia o torcedor e fã do lateral-esquerdo Roberto Carlos, do Corinthians, Ezequiel Fernandes.

Fãs de Roberto e o próprio Roberto Carlos se desentenderam com Galvão Bueno na Copa do Mundo de 2006. Tudo porque no lance que eliminou o Brasil, Roberto Carlos estava arrumando o meião e teria deixado o atacante francês livre para fazer o gol que eliminaria o Brasil. Galvão Bueno criticou Roberto Carlos. E o lateral-esquerdo não gostou nada.

Comunidades no Orkut foram criadas com os dizeres “Eu Odeio Galvão Bueno”. E durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2010, transmitida no Brasil pela Rede Globo, com apresentação de Galvão Bueno e Fátima Bernardes, a expressão "Cala a boca Galvão" começou a se espalhar rapidamente pelo Twitter. Internautas estavam insatisfeitos com os comentários do narrador. "Cala a boca Galvão" entrou para a lista de tópicos mais comentados no Twitter por brasileiros, e passou a ser utilizada como piada e forma de protesto contra Bueno.

Gente de fora do Brasil começou a se perguntar: o que significa Cala Boca Galvão? Por que só se fala Cala Boca Galvão no Twitter? Até que um internauta inventou que a expressão fazia parte de um movimento para salvar uma suposta ave em perigo de extinção. Uma ave chamada Galvão.
Internautas de outros países acreditaram na história. E seguiram com a onda de Salve Galvão, Cala a Boca Galvão. A farsa alcançou proporções globais quando artigos em diferentes idiomas começaram a ser publicados com explicações sobre a piada, de blogs a jornais respeitados como El País e The New York Times.

Galvão Bueno
Galvão Bueno é criticado por torcedores por alguns exageros na narração. Mas está em games como o PES 2009
A bola de neve Cala Boca Galvão tomou conta da internet. E a Rede Globo resolveu dar voz a Galvão Bueno sobre o assunto. Quem orquestraria a explicação de Galvão seria a jovem revelação do jornalismo esportivo da TV Globo, Tiago Leifert. Tiago Leifert e Galvão Bueno conversaram. Tiago explicou a Galvão o significado do Twitter. O que significa Trending Topics e por que Cala Boca Galvão estava em jornais internacionais.

Galvão Bueno teria gostado da brincadeira. Apoiou a campanha Salve o Galvão, Cala a Boca Galvão Bueno. Com a simpatia de Tiago Leifert, os dois falaram sobre o movimento no Central da Copa. E a Globo conseguiu se sair bem desta saia justa.

Vale destacar que mesmo com o Cala Boca Galvão, Galvão Bueno é insuperável no quesito audiência. O Brasil prefere ver jogos com narração de Galvão Bueno, como prova o Ibope.

Galvão Bueno é fã de basquete e de automobilismo, herdado por seus filhos Cacá Bueno e Popó Bueno, ambos pilotos da categoria Stock Car. Galvão Bueno é criador de gados Red Angus no norte do Paraná e é o titular da ABGB - Associação Beneficente Galvão Bueno, dirigida por sua mãe Mildred Galvão Bueno, atual presidente da Provopar - Programa de Voluntariado no Paraná, seção de Londrina.

Galvão Bueno é casado com a empresária do setor de modas, Desirée Soares, de Londrina.

Galvão Bueno também está no videogame. É de Galvão Bueno a narração no game PES 2009, no Playstation.

Galvão Bueno deve se aposentar da narração esportiva após a Copa do Mundo de 2014. Ele estuda propostas para apresentar programas não relacionados ao esporte na TV Globo.

Em agosto de 2012, Galvão Bueno voltou a causar polêmica durante a cobertura das Olimpíadas de Londres 2012.

Galvão Bueno bateu boca com Renato Maurício Prado, ao vivo, no Sportv. O vídeo de Galvão Bueno x Renato Maurício Prado virou hit.

OsPaparazzi destacou reportagem com Galvão Bueno e Renato Maurício Prado ao vivo no Sportv.

Fique ligado na vida de Galvão Bueno! É só curtir OsPaparazzi no Facebook

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.