01/12/2011 16:00

Gilberto Gil

Biografia do cantor, violonista e compositor Gilberto Gil

Da Redação
OsPaparazzi
Gilberto Gil
Gilberto Gil
Gilberto Passos Gil Moreira é um músico brasileiro nascido em Salvador, dia 26 de junho de 1942. Ainda pequeno se mudou com a família para o interior do estado, voltando em 1950. Desde novo foi influenciado pelas músicas tocadas na rádio. No secundário do colégio, ganhou um violão e sua vida deu uma guinada. Em 2015, ficou emocionado com o casamento da filha Preta Gil.

OsPaparazzi está de olho em Gilberto Gil...

Conheceu João Gilberto, que lhe influenciou positivamente. Na faculdade, conheceu Caetano Veloso, sua irmã Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Realizam a primeira apresentação na inauguração do Teatro Vila Velha em junho de 1964 - com o show "Nós, Por Exemplo".

Se formou em 1965 e mudou para São Paulo com a esposa Belina. Trabalhou em empresas e deixou a música em segundo plano, mas por pouco tempo. Gilberto Gil e Caetano Veloso criam o tropicalismo e ganham fama na cultura brasileira. Com críticas aos níveis políticos e sociais, ganhou adeptos, mas foi rapidamente censurado pelo regime militar.

Sem outro caminho a seguir, Gil e Caetano vão para a Europa viver no exílio. Escolhem Londres como moradia e passam a gravar álbuns em inglês. Quando volta ao Brasil, Gilberto Gil cria discos que viriam a ser sucessos, como "Expresso 2222", "Gil e Jorge"(com Jorge Ben Jor), "Os Doces Bárbaros" (com os baianos Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia) , entre outros. Na vida pessoal, é pai de Preta Gil.

Sempre interessado na política, foi ministro da Cultura durante o governo Lula. Deixou o cargo, mas não as lutas pela música e a cultura brasileira. Segue cantando e viajando mundo a fora tocando seus sucessos, que lhe renderam ao longo de 49 anos de carreira, 8 Grammys.

Em maio de 2012, OsPaparazzi destacou o show do novo álbum e DVD de Gilberto Gil - com músicas inéditas. O cantor Gilberto Gil prestou homenagem a grandes mestres da música durante show acompanhado de uma orquestra no Rio de Janeiro.

Em junho de 2012, Gilberto Gil festejou 70 anos de idade recebendo homenagens.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.