30/11/2011 16:30

José Wilker

José Wilker: Biografia do ator

Da Redação
OsPaparazzi
José Wilker
José Wilker
José Wilker de Almeida é um ator cearense nascido em Juazeiro do Norte, em 20 de agosto de 1947. Além de ator, é cineasta, diretor e produtor cultural. Começou a carreira como locutor de rádio no Ceará, antes de se mudar para o Rio de Janeiro em 1966. Wilker é descendente de holandeses e portugueses.

O 1° casamento de Wilker foi com a psicológa Elza Maria Barros da Rocha Pinto, professora do Instituto de Psicologia da UFRJ. De todas as relações que manteve, esta foi a mais duradoura, um total de 12 anos.

Depois deste casamento, José Wilker teve duas filhas: Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, e Isabel, com a atriz Mônica Torres.

Seu primeiro papel em filmes foi em A Falecida, em 1965. Sua estreia em telenovelas foi em 1971, em Bandeira 2, da Rede Globo. Seu grande papel, lembrado até hoje é em Roque Santeiro, que fez ao lado de Lima Duarte e Regina Duarte. Outros papeis de destaque foram Tiradentes, em Os Inconfidentes; Vadinho em Dona Flor e Seus Dois Maridos, Antônio Conselheiro, em Guerra dos Canudos e Juscelino Kubitschek na minissérie JK.

Amante de cinema, é comentarista oficial da transmissão da premiação do Oscar da Rede Globo.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.