23/11/2011 14:50

Paulo José: Um pouco da vida do ator e diretor

Paulo José: Um pouco da vida do ator e diretor

Da Redação
OsPaparazzi
Paulo José
Paulo José
Paulo José Gómez de Sousa é um ator e diretor gaúcho nascido em Lavras do Sul-RS, em 20 de março de 1937. Foi casado três vezes. Com Dina Sfat, com quem teve três filhas, as atrizes Bel Kutner, Ana Kutner e Clara; com a atriz Beth Caruso, com quem teve um filho, Paulo Caruso; e com Zezé Polessa, com quem não teve filhos.

Sua carreira começou em Porto Alegre, onde ajudou a criar, em 1955, o Teatro de Equipe. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, ao lado de grandes nomes como Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Juca de Oliveira, Paulo Cotrim e Flávio Império, fundou o grupo que adquiriu o Teatro de Arena criado por José Renato, em 1962.

No cinema, Paulo José protagonizou o filme "Todas As Mulheres do Mundo", dirigido por Domingos de Oliveira, contracenando com Leila Diniz. Além de ser um dos mais ativos e talentosos atores brasileiros dos últimos 50 anos, com presença destacada no cinema, teatro e televisão, e de ter dirigido vários espetáculos de teatro, também é diretor de televisão, com trabalhos marcantes como as minisséries O Tempo e o Vento, de 1985; Agosto, de 1993; e Incidente em Antares, de 1994.

Sua carreira é bastante premiada. Venceu por três vezes o Troféu Candango de Melhor Ator, no Festival de Brasília, por suas atuações em Todas as mulheres do mundo, de (1966, Edu - Coração de ouro, de 1967; e O rei da noite, de 1975. Em 2000, recebeu o Troféu Oscarito no Festival de Gramado, pelo conjunto de sua obra. Ganhou ainda Prêmio de Melhor Ator, por Benjamim, no oitavo Festival de Cinema Brasileiro de Miami, em 2004.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.