12/11/2010 11:42

Renato Aragão

Da Redação
Os Paparazzi
Renato Aragão, o eterno Didi, é um dos maiores comediantes de todos os tempos do Brasil. A biografia de Renato Aragão chega a impressionar, tamanho é o sucesso que conquistou na televisão brasileira. Em 2010 Renato Aragão completou 74 anos de idade. Desde jovem ele brilhou na TV e em filmes com o clássico personagem Didi, líder do grupo Os Trapalhões, ao lado de Dedé, Zacarias e Mussum. Em seus últimos filmes, Didi aposta em Lívian Aragão, sua filha. Lívian Aragão e Renato Aragão formaram uma dupla e tanto. Novo filme de Didi? Lá estão as fotos de Renato Aragão ao lado da filha Lívian Aragão. Para contar a biografia de Didi é preciso voltar no tempo. Vamos lá!

Acompanhe a biografia de Renato Aragão
Acompanhe a biografia de Renato Aragão

OsPaparazzi de olho em Renato Aragão...

Antônio Renato Aragão, o Renato Aragão, nasceu em Sobral, no Ceará, no dia 13 de janeiro de 1936. Reconhecido nacionalmente como Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbbo, o clássico personagem da série Os Trapalhões, Renato Aragão hoje é ator, diretor, produtor e humorista com destaques na TV e no cinema.

Ainda jovem passou em um teste na TV Ceará, estreando como ator no programa "Vídeo Alegre". Dois anos depois já conquistava um espaço na extinta TV Tupi como contratado para o humorístico "A E I O URCA". Em 1964, na TV Excelsior, colocou em prática o seu próprio programa intitulado "Adoráveis trapalhões". Em 1975 estreava o histórico "Os Trapalhões" na TV Tupi, ao lado de Dedé Santana, Mussum e Zacarias.

Renato hoje tem uma produtora - Renato Aragão Produções Artísticas Ltda - responsável por filmes, programas de televisão, vídeos e shows. Tornou-se, em 1991, embaixador e representante especial do UNICEF, em prol da infância Brasileira. Um de seus momentos mais marcantes foi escalar o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e beijar a mão da estátua. Também pagou promessa à Nossa Senhora Aparecida, quando caminhou do Rio de Janeiro ao Vale do Paraíba, a pé. Renato Aragão seguiu pela Via Dutra e só parou na cidade de Aparecida, sede do Santuário Nacional. Atualmente apresenta o programa dominical "A Turma do Didi" e o anual "Criança Esperança" na Rede Globo.

Em 2011 o Criança Esperança arrecadou mais de 10 milhões de reais.

Renato Aragão, o Didi, é um personagem histórico da TV
Renato Aragão, o Didi, é um personagem histórico da TV

Renato Aragão brilhou em diversos filmes no cinema, tendo alguns recebido premiações estrangeiras, como Os Vagabundos Trapalhões e O Cangaceiro Trapalhão, no Festival Internacional de Cinema para a Infância e Juventude (Portugal), em 1984. Renato Aragão atuou com Pelé em 1986 no filme Os Trapalhões e o Rei do Futebol, quando gravou cenas em um Maracanã lotado. Renato Aragão também já atuou em filmes com Xuxa Meneghel.

Na TV ou em filmes, Renato Aragão alcançou o auge do sucesso
Na TV ou em filmes, Renato Aragão alcançou o auge do sucesso
Renato Aragão está em seu segundo casamento, com a fotógrafa Lílian Taranto. Tem uma filha, Lívian Aragão (1999), com a atual esposa além de outros quatro filhos do primeiro casamento com Marta Rangel - com quem Renato viveu por 34 anos. Renato ficou afastado da TV depois da morte de seus companheiros Zacarias e Mussum (além de Tião Macalé). Em 1998, estreou um programa inédito, com formato diferente, A Turma do Didi que segue até hoje. Em 2004, os personagens Didi e Dedé, protagonizados por Renato Aragão e Dedé Santana, se reconciliaram no Programa Criança Esperança. Em 2008, eles voltaram a atuar juntos na Turma do Didi, agora também com Dedé.

Em 2011 foi homenageado pela escola de samba paulista X-9 Paulistana no Carnaval. O enredo foi: "De eterna criança a embaixador da esperança...Renato Aragão, Didi Trapalhão!".

O sucesso do personagem Didi no Brasil é gigantesco. Renato Aragão é mais conhecido por Didi do que por Renato Aragão. Com direção de José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni, o quatrato de Os Trapalhões alcançou o status de uma das maiores séries de comédia da TV brasileira. O sucesso não ficou só na TV. Produtos com fotos de Os Trapalhões se espalharam pelo país, e Renato Aragão liderou uma lista de filmes com a marca Os Trapalhões.

Hoje Renato Aragão ganhou uma nova parceira para atuar ao seu lado e também para atrair o público infantil: é Lívian Aragão, sua filha, que interpreta a personagem Princesa Lili em filmes e também na TV Globo. Lívian Aragão e Renato Aragão não se desgrudam. A cada novo trabalho de Didi lá está Lívian Aragão atuando e roubando muito bem a cena.

+ A intimidade de Lívian Aragão, estrela de Acampamento de Férias

"A Lívian foi um acerto e tanto para o sucesso infantil do Renato Aragão continuar. Renato Aragão foi um marco em Os Trapalhões. Tentou se reiventar em A Turma do Didi, mas apareceu por um caminho complicado, apostando em participações de dançarinos, modelos, gente que não sabe fazer comédia. Hoje, com a ajuda da filha Lívian Aragão ele atrai de volta esse público infantil. E também recorda o auge de Os Trapalhões quando faz as pazes com Dedé Santana. Renato Aragão se consolida como um dos principais nomes para o cinema brasileiro infantil", avaliou o especialista em cinema, Roberto Cordoba, professor de Ribeirão Preto.

Lívian Aragão já nasceu no cinema, participando de filmes de Renato Aragão
Lívian Aragão é filha de Renato Aragão e está com ele em filmes e na TV


Fique ligado na vida de Renato Aragão! É só curtir OsPaparazzi no Facebook

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.