25/01/2012 00:15

Biografia do músico Tom Jobim

Tom Jobim, o maestro brasileiro, cantou e tocou com Frank Sinatra

Da Redacao
OsPaparazzi
Tom Jobim foi um grande músico e que faz parte da cultura brasileira, suas músicas são tocadas no mundo inteiro e já foram regravadas por muitos cantores. Tom Jobim também é conhecido por ter grande influência no surgimento da Bossa Nova, principalmente ao lançar o disco Chega de Saudade por volta de 1958. Gênero esse que Tom Jobim se envolve ao estudar o Jazz e os elementos típicos brasileiros, entre eles, a natureza, os bichos, os pássaros e as matas.

OsPaparazzi está de olho em Tom Jobim...

Foram muitas composições, parcerias e apresentações com muita gente boa, entre eles, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Caetano Veloso, Baden Powell, Edu Lobo, Elis Regina e Frank Sinatra. Mas antes disso, Tom ainda estudou um ano de arquitetura e logo descobriu que não queria outra coisa a não ser a música, então, como precisava trabalhar pois aos 22 anos Tom se casou com Thereza, foi tocar em bares pelo Rio de Janeiro. Até que conseguiu seu primeiro trabalho como pianista na Rádio Clube, posteriormente foi trabalhar na gravadora Continental onde teve contato com outros músicos, como Pixinguinha, Dorival Caymmi, Ari Barroso, entre outros.

Aos poucos Tom Jobim foi mostrando suas músicas e conseguiu gravar sua primeira canção "Pensando em Você" em 1952 e outras também, mas seu primeiro sucesso foi "Thereza da Praia" em parceria com Billy Blanco que tocava em todas as rádios. E desde então Tom não parou mais.
Foram muitos sucessos, "Água de Beber", "Garota de Ipanema", "Wave", "Águas de Março", Dindi", "Anos Dourados", entre muitos outros. Um dos trabalhos que envolve Tom Jobim é o documentário "A Música Segundo Tom Jobim" e o filme A Luz do Tom, lançado em 2013, por Nelson Pereira dos Santos.

Tom Jobim nasceu no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927, em seu primeiro casamento com Thereza teve dois filhos, Paulo e Elizabeth. Em 1968, casou-se com Ana Beatriz, que tinha a mesma idade de sua filha Elizabeth. Com Ana, Tom teve dois filhos, João Francisco e Maria Luiza. No dia 8 de dezembro de 1994, é anunciado a morte do músico, em Nova York após algumas paradas cardíacas. No dia seguinte, seu corpo chega ao Brasil sendo decretado luto oficial no país durante três dias.

Em maio de 2012, OsPaparazzi destacou o show do novo álbum e DVD de Gilberto Gil. O cantor Gilberto Gil prestou homenagem ao mestre Tom Jobim durante show realizado no Rio de Janeiro.

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Galeria de fotos do Tom Jobim

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.