CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

André Rieu: Conheça a biografia do Rei das Valsas

Violinista André Rieu conquista fãs pelo mundo todo com seu talento e simpatia

Da Redação, publicado em 06/06/2013.
André Rieu é um violinista que se tornou mundialmente famoso por seus shows encantadores de música clássica. A discografia de André Rieu é sucesso em vários países. Alem de suas músicas, André Rieu conquistou o mundo com sua simpatia e originalidade em cada espetáculo. André Rieu também é regente e viaja com sua orquestra em turnês pelo mundo todo. Confira a biografia de André Rieu:
André Rieu é considerado o Embaixador das valsasFoto: Divulgação
André Rieu nasceu em Maastricht, capital de Limburgo, que fica nos Países Baixos. Ele nasceu no dia 1 de outubro de 1949 e foi batizado como André Marie Nicolas Leon Rieu. André Rieu tem cinco irmãos, sendo o terceiro filho a nascer. A infância da família Rieu foi rodeada pela música clássica. O pai de André Rieu era maestro profissional e incentivava a educação musical dos filhos. Com 5 anos de idade, André Rieu passou a ter aulas de música.

Com 18 anos de idade, André Rieu já sabia que queria ser um músico profissional. Ele entrou para o Conservatório em Luik e depois de Maastricht durante 6 anos. Depois fez parte do Conservatório em Bruxelas. Ainda um estudante de música, André Rieu se apaixona e se casar com Marjorie. Ao final de seus estudos em Bruxelas, em 1977, Rieu leva para casa seu primeiro prêmio: Premier Prix!

Em 1978 nasce o primeiro filho de André Rieu, fruto de seu casamento com Marjorie, batizado de Marc. No mesmo ano André Rieu da origem a sua primeira orquestra: Orquestra de Salão de Maastricht. Após 11 anos, Rieu assume o posto de violinista na Orquestra Sinfónica de Limburgo. Em 1981, André Rieu tem seu segundo filho, chamado Pierre. Em 1987, André cria a Orquestra Johann Strauss, que o acompanha em seus shows regularmente. Alem de criar sua própria empresa: André Rieu Productions. Em 1988, dia de ano novo, foi a primeira grande apresentação de André Rieu e sua orquestra.
Músico André Rieu em sua casaFoto: Divulgação
André Rieu já gravou vários discos, entre eles, o CD Strauss & Co, lançado em 1994 que no Brasil ganhou o nome de 'Valsas'. Em 2009, lançou o CD DVD André Rieu Live in Austrália, que o tornou ainda mais conhecido. No Brasil, André Rieu é uma celebridade entre os amantes de música clássica. Seus shows são sempre bem humorados e possuem um cenário encantador, alem de trazer músicas regionais.

Um fato curioso que aconteceu em 1995 é que André Rieu apareceu no intervalo de um jogo de futebol internacional no estádio do Ajax em Amesterdão, ele tocou no meio do campo 'Second Waltz' e foi aplaudido de pé. No ano seguinte, Rieu lança os álbuns 'Wiener Melange' e 'In Concert', se tornando o 'Rei Moderno da Valsa' e alcançando patamares onde até então cantoras como Madonna ocupara.

André Rieu lançou um o CD 'Stille Nacht', em 1997, com músicas natalinas. 'Durante a realização deste CD, selecionámos músicas natalinas que ouço desde a minha infância. Trazem-me memórias dos dias de Natal em casa com meus pais e nas inúmeras Missas do Galo em que participei como membro do coro', disse ele.
André Rieu conquistou o mundo com suas valsasFoto: Divulgação
Em 2001, André Rieu cria seu próprio estúdio, onde pode gravar seus CDs, DVDs e especiais. Seu filho caçula, Pierre, começa a trabalhar no estúdio nas produções técnicas. O primeiro grande sucesso foi 'Dromen' (Sonhos) e depois 'Tour d'Amour', sendo editado em 7 versões para o mundo todo.

Quando André Rieu completa 60 anos de idade, em 2009, e sendo avô de três netinhos, ele sobe duas posições na lista da Billboard Chart, alcançando o sexto lugar em discos mais vendidos no mundo inteiro. Em dezembro do mesmo ano, André Rieu se apresenta juntamente com Lady Gaga & Michael Bublé para a Rainha Elisabeth II, a rainha da Inglaterra. Posteriormente ele tocou para a rainha Beatriz da Holanda nas grutas de Valkenburg.

Em 2011 foi lançado o livro sobre André Rieu, sucesso traduzido para vários países, seu título: 'André Rieu: A pessoa por trás do fenômeno.' Ano seguinte, o ator Anthony Hopkins entra em contato com André Rieu com planos de criar uma peça, o ator já escrevia música por muitos anos e sua última foi 'And The Waltz Goes On', feita juntamente com André Rieu.
Especial de Natal com André RieuFoto: Divulgação
'Por vários anos, tenho sido um grande admirador de André Rieu. Ele é um músico magnífico. Minha esposa e eu tínhamos o mesmo sonho de um dia conhecê-lo. Portanto, enviei-lhe algumas músicas que escrevi. Para mim, é um sonho que se realiza, pois André a interpretou com a sua orquestra. Estou totalmente nocauteado com o resultado. Ficou ainda melhor do que eu esperava!', descreveu Anthony Hopkins. A música foi tocada na cidade natal de Rieu, Anthony Hopkins e a sua esposa foram assistir e se emocionaram.

O primeiro concerto de André Rieu no Brasil foi em maio de 2012. O show de André Rieu em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, foi um sucesso. André Rieu no Brasil foi imensamente aplaudido. Ainda no Brasil, André Rieu se apresentou no domingão do Faustão e ganhou recorde de audiência. Em junho, Rieu ganha a primeira posição na revista Billboard.

Em abril de 2013, André Rieu fez show no Rio de Janeiro. Os fãs de André Rieu no Brasil só aumentam, André Rieu se apresentou no programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, na TV Globo.

Em outubro de 2014, Andre Rieu estará em São Paulo. O músico fará três shows no Ginásio do Ibirapuera.

André Rieu

Encontro: Fátima Bernardes entrevista André Rieu

Músico Andre Rieu se apresentou no Programa Encontro de Fátima Bernardes

Compartilhe com um amigo!
Comentários