20/01/2015 13:53

BBB 15 estreia com campanhas de amor e ódio

Big Brother Brasil é o assunto mais comentado da web e quem mais leva audiência não é GShow

Da Redação
Os Paparazzi
O Big Brother Brasil 15 estreia nesta terça-feira, 20, na Rede Globo. E é isso mesmo, caro leitor, já estamos no BBB 15! Você já deve ter ouvido por aí aquele questionamento de botequim - "por que no Brasil o BBB já dura tanto, hein?". Pois o BBB15 nos traz respostas. OsPaparazzi destaca reportagem exclusiva sobre a importância do Big Brother Brasil na TV e, principalmente, na web. E sabia que quem ganha mais audiência com o BBB aqui na Internet não é o GShow das organizações Globo? Essa e outras curiosidades você confere abaixo, em material esclarecedor aos amantes do reality show e também aos que criam campanha contra a atração da TV Globo, que estreia após Império.

A primeira questão: por que a Globo está vendendo o BBB 15 como o "melhor BBB de todos os tempos" e com o resgate às pessoas comuns? A resposta é simples: a audiência das últimas edições do reality show não foi das melhores. E o programa de Boninho e Pedro Bial ganhou o estereótipo de atração para homens e mulheres com corpos perfeitos, em busca de acesso ao mundo das celebridades. O estereótipo, além de causar problemas com o Ibope, prejudica principalmente os cofres da emissora. Algumas marcas andaram fugindo do BBB, programa que sempre se destacou por vender a cota de patrocinadores com antecedência e com direito a fila de espera.

Big Brother Brasil 15 BBB participantes todas edições
Os melhores participantes das últimos edições do Big Brother Brasil da Globo

Mas, deixando a televisão à parte, vamos a um fato: o Big Brother Brasil foi o termo mais procurado na Internet do Brasil em 2014, de acordo com o "Google Trends" na categoria "Entretenimento". Especialista em redes sociais, Elson Cardoso explica a importância do BBB na web. "O programa é simplesmente o carro-chefe da Internet no Brasil. É o assunto que traz mais audiência e patrocinadores interessados. Nas redes sociais, o efeito é absurdo. O programa simplesmente domina as redes como Facebook e Twitter. É um fenômeno, a verdadeira novela das nove do online", explicou o especialista (saiba quem são os participantes do BBB 15).

E aqui temos uma curiosidade: você sabia que quem mais tem audiência com BBB na Internet é o portal "Uol"? Isso mesmo. O site GShow, da "Globo.com", fica em segundo lugar no ranking. "A explicação para esses números está na liberdade crítica que o Uol tem para falar sobre o BBB. Enquanto na Rede Globo é um produto oficial, na concorrência é uma vidraça para se atacar pedras e se destacar. Isso sem falar nas enquetes do Uol sobre o BBB, que adiantam ao telespectador quem será o participante eliminado no Paredão. Então, ao ler os colunistas do Uol falando mal ou bem do reality, saiba que esse é o principal produto em termos de audiência do portal", acrescentou o especialista. A principal briga do GShow, da Globo, é conseguir reverter esse quadro, inclusive acabando com as enquetes dos paredões da concorrência.

O colunista Mauricio Stycer, do Uol, classificou a chamada do BBB 15 pela Globo como um "marketing de guerra". Ele destaca a baixa audiência das últimas edições do programa e também critica o convite feito aos jornalistas para um rápido confinamento na Casa. Segundo Stycer, os repórteres ficaram sem liberdade para escrever e reportar com agilidade a cobertura. O que o colunista não vai deixar de falar nos próximos posts será justamente o próprio "Big Brother Brasil". Se o BBB acabar (como muitos pedem), quem perderá bastante audiência e lucro serão os próprios colunistas. Não é verdade?

Para quem não gosta de BBB e cria campanhas nas redes sociais contra a atração, aqui vai uma dica do especialista: "Como é o assunto mais comentado da Internet no Brasil, a chance do BBB15 aparecer na sua timeline do Facebook, por exemplo, é grande. Então, se você não quer ver o BBB 15 no seu Facebook ou no seu Twitter pelos próximos meses, a melhor coisa a se fazer é ficar offline, afinal é um termo que se espalha rapidamente", explicou. Amando ou odiando, a novela das nove da Internet vem aí... prometendo invadir as redes sociais e os principais portais de notícias do país. Afinal, quem não vai querer falar do assunto mais procurado pelos leitores online, hein?

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.