11/06/2015 14:14

Biografias: Artistas vibram com liberdade

Supremo Tribunal Federal libera publicação de biografias não autorizadas

Da Redação
Os Paparazzi
O Supremo Tribunal Federal liberou a publicação de biografias não autorizadas. A notícia mexeu com os artistas do país inteiro, que vibram com a liberdade de expressão garantida. Agora o biografado ou a família não precisam mais autorizar um livro antes que ela seja publicado. Da forma anterior, os artistas reclamam que a liberdade de expressão é ferida, afinal teríamos apenas "biografias brancas", ou seja, com textos que só elogiam o biografado. A Associação das Editoras de Livros também vibrou com a novidade, claro.

biografias não autorizadas
Biografias não autorizadas não existem mais

O escritor Fernando Morais, que já escreveu biografias como Chatô, de Paulo Coelho, entre outras, falou sobre o resultado do STF: "É a vitória da luz contra a treva, da civilização contra a barbárie. Não é uma vitória dos autores ou dos editores, mas sim da sociedade, que recupera seu direito de saber de sua própria história", declarou Fernando Morais sobre as biografias.

O escritor Ruy Castro, biógrafo de Garrincha e Nelson Rodrigues, falou sobre a vitória da liberdade. "Espero que façam logo as biografias do Chico Buarque, do Caetano Veloso, do Gilberto Gil, do Roberto Carlos, do Vinicius de Moraes, mas biografias para valer, e não os panegíricos que saíram até hoje. Serei o primeiro a comprar", comentou.

Gilberto Gil também se manifestou sobre as biografias não autorizadas. "Eu já tinha me posicionado em favor de uma confecção legal mais equilibrada. Os artigos 20 e 21, do jeito que estão, são satisfatórios. Mas a maioria discorda, e eu aceito", contou. Paulo Cesar de Araújo, que escreve a biografia não autorizada do Rei Roberto Carlos, também falou sobre o resultado. "Agora vou parar para respirar e refletir sobre o que poderia ser uma próxima biografia. E você? Gostou do resultado anunciado pelo Supremo Tribunal Federal, em Brasília?

Você sabia que OsPaparazzi reúne a biografia dos famosos do Brasil e do mundo?

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.