CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Conheça a história do Blue Man Group

O grupo composto por Phil Stanton, Chris Wink e Matt Goldman conquistou o mundo e também os brasileiros

Da Redação, publicado em 04/04/2013.
O Blue Man Group é composto por Phil Stanton, Chris Wink e Matt Goldman; surgiu com intuito de criar espetáculos teatrais e também de concertos, mas como o sucesso foi tão grande, o Blue Man Group adentrou no mundo televisivo e também no cinematográfico. O Blue Man Group se apresenta em diversos países, alem de serem conhecidos mundialmente.
Blue Man Group conquistou também os brasileirosFoto: Divulgação
A qualidade dos artistas é aproveitada na criação de peças de comédia, musicais, multimídia e ainda fazem partituras de músicas para o cinema, além de possuírem um museu para crianças. Nas apresentações, o grupo utiliza instrumentos musicais principalmente a percussão, casados com adereços e com uma iluminação pra lá de especial.

Mas como surgiu o Blue Man Group? Tudo começou quando o diretor Meryl Vladimer conseguiu inserir seu trabalho em um espetáculo de variedades, e resolveu usar o grupo, que apresentou um show completo e arrancou aplausos da crítica. A peça que foi apresentada já é muito conhecida do público: 'Tubes'.

Assim que o famoso crítico do jornal New York Times, Stephen Holden, foi analisar a apresentação, percebeu que se tratava de pessoas diferenciadas e que deveria mostrar á população a qualidade do que tinha acabado de ver. Dessa maneira, a popularidade do Blue Man Group foi apenas crescendo, fazendo com que o trio levasse diversos prêmios importantes, e que os produtores conseguissem levar o espetáculo para a Broadway.

'Tubes' foi inaugurada no ano de 1991, em Nova York, e Blue Man Group acabou levando uma menção especial no Village Voive Obie Awards no mesmo ano. Além dele, outra premiação no Lucille Lortel Awards também foi para grupo, que venceu os dois principais prêmios de excelência da Broadway.

Quando o Blue Man Group começou, os integrantes ficavam no meio do público assim que o show acabava, conversando e respondendo perguntas á respeito de seu trabalho. Mas, assim que o sucesso começou, os atores decidiram que não conversariam com ninguém até que tirassem a maquiagem azul da pele e que os autógrafos que dariam seriam apenas um borrão azul.
Show do Blue Man GroupFoto: Divulgação
Com shows totalmente inovadores, a plateia participa das apresentações, nas fileiras da frente, quando recebem da produção capas plásticas, tintas, etc. O Blue Man Group se mostra um grupo bem-humorado, enérgico e com pensamentos á respeito da vida contemporânea que levamos. A mais forte característica do grupo, além da cor azul, é o silêncio dos personagens, com rostos inexpressivos, mesmo quando demonstram expressões de grande curiosidade e de tristeza.

Sobre a cor escolhida, azul, nem os próprios criadores sabem explicar direito o porquê desta escolha, mas gostam de explicar ao público que a ideia de pintar tudo de uma só cor vem pelo grande apreço ás obras do artista Sandy Skoglunds. Isso por que o Blue Man Group é baseado na especificidade do grupo, não de cada ator individual, e procuram repassar a ideia de unidade. Todas as apresentações são pensadas para que representem um único elemento vivo, assim como Sandy Skoglunds, mostrando até mesmo traços físicos semelhantes.

No Brasil o Blue Man Group é frequentemente visto nas propagandas da empresa de telefonia TIM, que usa o slogan 'Trem Azul' para enfatizar a velocidade de suas linhas e a presença do famoso grupo internacional.

A novidade no ano de 2013 foi a escolha do primeiro Blue Man brasileiro, que ocorre graças á uma parceria da TIM com o grupo de integração do programa Caldeirão do Huck, apresentado por Luciano Huck, da Rede Globo. No programa foram selecionados cinco pessoas. As maratonas de treinamentos são pesadas e cada finalista precisa mostra suas qualidades artísticas na cidade de Nova York. Vencerá a competição quem tiver mais qualidades teatrais em conjunto com uma ótima interação com a plateia, assim como fazem os integrantes do Blue Man Group.

Assista um dos vídeos mais famosos do Blue Man Group:


Compartilhe com um amigo!
Comentários