CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay

Caetano Veloso: Biografia reúne músicas e entrevistas

Em enquete, Caetano Veloso foi apontado como o artista vivo mais importante da história da MPB; veja vídeo

Da Redação, publicado em 05/09/2020.
O cantor Caetano Veloso é um dos principais nomes da Música Popular Brasileira. Durante a quarentena, em 2020, reuniu a família para uma Live inesquecível transmitida ao vivo pela Globoplay. Assista abaixo ao vídeo com uma das músicas apresentadas neste show especial. Apresentamos a biografia de Caetano Veloso.

Origem da carreira


Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu na cidade de Santo Amaro, na Bahia. A data de nascimento é 7 de agosto de 1942. É irmão de Maria Bethânia. Desde criança já vivia e respirava músicas em Salvador. Com carreira sólida e única, se transformou em marco da Música Popular Brasileira, a MPB.

Entrevista com Caetano Veloso


Em setembro de 2020, no Conversa Com Bial, com Pedro Bial, na Rede Globo, Caetano Veloso falou sobre o documentário Narciso em Férias. Pedro Bial relembrou da data de 27 de dezembro de 1968, quando Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos pela ditadura. Um dos episódios que entrou para o documentário Narciso em Férias, que chegou ao Festival de Veneza, na Itália, em setembro de 2020, com disponibilidade para assistir na Globoplay.



'A organização social tem uma base machista. Isso tem que ser mantido. Os conservadores se agarram nisso com uma paixão danada. Já naquela altura diziam que era desvirilizante como eu dançava. Eu não faço o número do macho. Aliás, você também não. Não tem jeito daquele machão, nós somos suspeitos', disse Veloso a Bial.

Relembre 70 anos de Veloso


Em 2020, completou 78 anos de idade. A seguir relembramos aniversário dos 70.

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu em em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Em enquete realizada pela Folha de S.Paulo, Caetano Veloso é apontado como o artista vivo mais importante da história da Música Popular Brasileira. Caetano divide o posto de Rei da MPB com Chico Buarque.

Caetano Veloso foi eleito por 70 jovens artistas entrevistados em uma enquete da Folha. Consulta foi feita por músicos, escritores, diretores de cinema e de teatro.

'Caetano teve um enorme impacto na minha formação. A potência da obra dele não diminui o tempo”, contou a artista plástica Renata Lucas.


O posicionamento político de Caetano repercute na opinião pública para 81% desses artistas. Para comentar a enquete, Caetano Veloso, por meio de sua ex-mulher e empresária, Paula Lavigne, informou que não dará entrevistas pois não quer transformar seus 70 anos em um evento. 'Um dos acontecimentos mais marcantes de toda a minha formação pessoal foi a exibição de La Strada, de Fellini num domingo de manhã no Cine Subaé', contou Caetano Veloso em seu livro autobiográfico “Verdade Tropical” (1997).

Qual é o artista vivo mais importante da MPB? O resultado tem Caetano Veloso e Chico Buarque empatados com 18 pontos. Atrás vem Gilberto Gil, com 9 pontos, seguido por Joao Gilberto, 6 pontos; Roberto Carlos, 4 pontos; Tom Zé, 3 pontos e Milton Nascimento, 2 pontos. OsPaparazzi mostrou show de Caetano Veloso e o lançamento de seu site oficial na Internet.

A produção atual do compositor Caetano Veloso é influência para maior parte dos músicos atuais da MPB. Muito da credibilidade se deve aos dois álbuns de estúdio, “Cê” (2006) e “Zii e Zie” (2009). O novidade para os fãs de Caetano Veloso é o álbum A Tribute do Caetano, produzido por Paul Ralphes, com 16 releituras da obra do baiano feitas por nomes nacionais e estrangeiros.

O álbum 'A Tribute do Caetano' está disponível em formato físico e digital (na loja do iTunes) a partir desta terça-feira.

Nas redes sociais, fãs parabenizam Caetano Veloso pelo aniversário de 70 anos de idade. 'Parabéns, Caetano Veloso. Você é O Cara! Já vou fazer o download de A Tribute do Caetano no iTunes, pois tenho sua discografia completa em meu computador. Sou fã de sua biografia, de suas músicas, meus parabéns meu caro', escreveu Henrique Vieira, via Facebook. 'Feliz aniversário Caetano Veloso. Eu te amo', escreveu Neuza Diz.



Compartilhe com um amigo!
Comentários