08/03/2015 16:13

Calcinhas viram mural para recados de mulheres

No Dia Internacional da Mulher, oito de março, mulheres protestam com mensagens nas calcinhas

Da Redação
Os Paparazzi
Milhares de calcinhas, de todos os tipos e tamanhos, se espalharam pelas redes sociais logo no início deste domingo, Dia Internacional da Mulher, oito de março. Para quem não entendeu as mensagens das mulheres com calcinhas, a explicação é simples: trata-se de um protesto contra o machismo. Elas escreveram mensagens em suas peças íntimas e publicaram fotos com as calcinhas nas redes sociais.

Trata-se de uma propaganda proposta pelo artista Alexsandro Palombo. Ele pediu para que mulheres do mundo inteiro escrevessem mensagens contra violência e machismo para o Dia da Mulher. Os textos deveriam ser escritos nas calcinhas. Por este motivo as lingeries com frases se espalharam pela web. A hashtag utilizada é o "#BriefMessage" (mensagem breve).

Mulheres com calcinhas Dia da Mulher
Mulheres com calcinhas em protesto no Dia da Mulher

"Achei o máximo a propaganda das calcinhas. No início estão estava entendendo, vendo tantas calcinhas diferentes, pensei que era uma liquidação, alguma promoção, sei lá. Depois entendi e amei! Às vezes os homens nos enxergam apenas pela lingerie. Como nas propagandas de cerveja, ou até mesmo nos cinemas, na televisão. Somos muito mais que isso. E nesse dia oito é preciso divulgar essa mensagem breve. Vamos mostrar a calcinha, o sutiã, mostrar nosso protesto. Me olhe nos olhos, somos muito mais que isso. Chega de abuso", escreveu a internauta Márcia Menezes, via Facebook.

Aqui no Brasil, o assunto em debate é o Feminicídio. Apenas a Lei Maria da Penha, criada em 2006, já não é o suficiente. Está em estudo no Congresso a criação de um novo crime no Código Penal pedido por movimentos feministas. A nova lei deve ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira, dia 9. Ela inclui o feminicídio no Código Penal como homicídio qualificado. A presidente Dilma Rousseff usou as redes sociais neste dia 8 para falar às eleitoras. Ela também tem um pronunciamento oficial na televisão. Veja abaixo:

Mensagem da presidente publicada no Facebook: "Tarik Frank homenageou uma mulher por quem ele tem muita admiração. Ana Frank é uma ciberfeminista que divulga os direitos da mulher nas redes sociais. Em 2014, construiu a Robô180 na Oficina de Chão na Campus Party07 para divulgar o Clique 180, aplicativo para smartphone que orienta a mulher em situação de violência sobre o que fazer e para onde ir. Frequenta a Campus Party desde 2008, onde divulga a cartilha da Lei Maria da Penha e faz palestras entres as mulheres. Uma ativista digital na luta. Uma mulher de força. Uma Mulher Que Admiro. Faça uma homenagem você também!"

Você sabe por que é comemorado o Dia Internacional da Mulher em 8 de março? Neste dia, em 1857, houve uma manifestação das operárias do setor têxtil em Nova York, nos Estados Unidos. Também tem origem nas manifestações das russas por melhores condições de vida, abrindo o caminho para a Revolução de 1917.

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.