CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Maltês é uma raça de cachorro inteligente e companheiro

Da Redação, publicado em 13/02/2012.
A raça de cachorro Maltês é também chamada de bichon maltês, originaria de Malta e conhecida como Maltese. Essa é a história mais aceita, pois há controversa na origem da raça Maltês, alguns dizem que o Maltês foi inspiração para muitos desenhos e esculturas de 4 mil a.C., outros dizem que a raça Maltês é Asiática. O que se sabe mesmo são registros sobre a raça na Europa no século XV, vindos da ilha italiana de Malta e usados como 'moedas de troca' por marinheiros.

O Maltês foi desenvolvido para tornar-se um cão de companhia, a princípio para a realeza europeia, como a Rainha Maria Stuart da Escócia, que o popularizou na Inglaterra. Saída da Europa e chegada ao Brasil, o Maltês alcançou popularidade por volta do ano 2000, quando se tornou uma das dez raças mais comuns do país.
O Maltês é uma raça de cachorro muito bondosa e alegreFoto: Divulgação
Desde o início, a raça Maltês foi utilizada para companhia, eles se adaptam muito bem com o cotidiano do seu dono. Eles apresentam comportamento agitado, gostam de brincar e praticar atividade física e são indicados para o convívio em apartamentos. Entretanto, o Maltês se apresenta muito calmo, caso leve um ritmo de vida sem muitas agitações. A brincadeira preferida a raça Maltês é o jogo de pega e traz.

São inteligentes, porem não são relativamente fáceis de treinar. O Maltês não gosta de ficar sozinho por muito tempo, a não ser que seja acostumado desde pequeno e possui temperamento harmonioso. O Maltês tem fama de ser bondoso, entretanto, pode se mostrar intolerante com crianças ou outros animais, principalmente cães.

Uma característica da raça Maltês é ser protetor de seus donos e irão latir muito ou poderão morder se animais ou pessoas avançar ser território ou caso se sinta ameaçado, apesar do porte pequeno, eles não demonstram sentir medo. São cães com temperamento muito alegre, feliz e carinhoso, sempre estarão movimentando a cauda.

Segundo o padrão oficial da raça Maltês, a pelagem deve ser densa, brilhante, lustrosa, caindo pesadamente com textura sedosa, bastante longa e cobrindo o corpo de formato liso, sem sinal de ondulação. A raça Maltês não possui subpêlo. A cor da pelagem deve ser branco puro e um pálido tom de marfim é permitido. Os olhos abertos, de expressão viva e atenta, maiores do que se imagina de forma a ser redondo. Vistos de frente, não devem mostrar a esclerótica (o branco dos olhos) e são de cor ocre escuro e a borda dos olhos são pretas, jamais poderão ter olhos azuis, segundo o padrão oficial da raça Maltês.

A raça Maltês requer cuidados, principalmente para manter a pelagem limpa e bonita. Eles são cães sensíveis, sempre tomar cuidado nos banhos, os produtos usados deverão ser apropriados para cada tipo de pelagem. A secagem deve ser feita de preferência por um profissional, o calor em excesso pode queimar a pele e causar lesões.

O Maltês, por apresentar pelagem muito fina e comprida, precisa de xampu próprio para animais e também condicionador para deixar a pelagem hidratada. Tomar muito cuidado para tirar os nós, sempre usar as mãos ou pente de metal. Escove diariamente o animal para a retirada de pêlos mortos e poeira, e verificar a presença de parasitas. Sem esquecer que as verminoses também refletem no brilho e na textura do pêlo.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Comentários