11/10/2012 11:51

Começa a 29º Oktoberfest em Blumenau

O evento mais esperado das Américas acontece em Santa Catariana

Da Redação
OsPaparazzi
A 29º Oktoberfest de Blumenau começou nesta quarta-feira, 10, a festa mais esperada das Américas dá início a um vasto show de cultura e tradições germânicas. A programação da Oktoberfest 2012 está repleta de atrativos entre os tradicionais desfiles, apresentações dos grupos de dança folclórica, pratos típicos de origem alemã como Kassler e Eisbein, o concurso para eleger a Realeza da Oktoberfest e muitas outras bandas do Sul do Brasil e da Alemanha.

Mas o que não pode faltar na Oktoberfest Blumenau são as opções de chopp. Alem do Chopp Brahma nacional, tem o chopp produzido pelas cervejarias artesanais da região como a Eisenbahn, Bierland e a Wunder Bier, todas de Blumenau, e também a Das Bier, de Gaspar.

A abertura oficial da Oktoberfest aconteceu na Praça do Caneco, quando o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, retirou o caneco de cristal oficial da festa. A solenidade contou com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que visitou a festa pela primeira vez. O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, recepcionou o público e fez questão de elogiar o empenho dos blumenauenses em fazer uma Oktoberfest cada vez melhor. O governador do Estado, Raimundo Colombo deu boas-vindas aos visitantes e lembrou que a festa de Blumenau é um evento muito importante para Santa Catarina. ?É encontro da alegria, das tradições, da arte, da musica, enfim, uma festa de confraternização?, disse ele.

Começa a 29º Oktoberfest em Blumenau
Começa a 29º Oktoberfest em Blumenau (Foto: Divulgação)

O caneco de cristal foi entregue aos monges cervejeiros, levado em cortejo até o palco e entregue à rainha da festa, Fernanda Klaumann Barbosa, que o guardará até o final do evento. Depois o hino nacional brasileiro e alemão foram entoados pelo coral masculino Liederkrantz, acompanhados pelas bandas alemãs Die Karolinenfeld, Deggendorfer Stadl-Musikanten e Franken X-Press.

Ainda na cerimônia de abertura, Gastão Vieira disse que o projeto do Museu da Oktoberfest vai sair do papel com apoio do Governo Federal. O projeto foi apresentado em Brasília pelo prefeito João Paulo e pelo presidente da Vila Germânica.

E o momento mais esperado da Oktoberfest aconteceu em seguida, quando houve a sangria do primeiro barril de chope, feita pelo prefeito, ao som das bandas alemãs e do coral, e assim todos puderam fazer o primeiro brinde oficial da 29ª Oktoberfest: Ein Prosit!

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.