09/08/2012 13:07

Começa a Bienal do Livro e Jorge Amado é homenageado

Muita novidade promete a atenção, principalmente dos jovens, para a feira mais esperada de São Paulo

Da Redação
Os Paparazzi
Bienal do Livro São Paulo
Bienal do Livro São Paulo
Nesta quinta feira, 09, deu início a 22ª edição da feira de livros mais tradicional de São Paulo, a Bienal do Livro. Nesta edição da Bienal do Livro, Jorge Amado e Nelson Rodrigues, que completariam cem anos em 2012, foram homenageados. Nesta edição da Bienal do Livro houve um aumento significativo dos expositores, são 137 expositores internacionais contra 67 no ano passado. A participação das editoras nacionais também aumentou, de 283 para 346.

Também foi homenageada A Semana de Arte Moderna de 1922, que inaugurou o movimento modernista brasileiro, encabeçado por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida e Di Cavalcanti.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), que promove o evento, estima um aumento também do público, a estimativa é que 800 mil pessoas visitem a feira. No ano passado foi registrado 743 mil pessoas. Outra expectativa é quanto à venda de livros já que houve uma redução nos preços, segundo pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe), as vendas cresceram 7,2% no Brasil.

O diretor da CBL, Mansur Bassit, comenta, o mercado neste setor está aquecido, em função, principalmente, das compras do governo por meio do Plano Nacional do Livro Didático.

Uma novidade na Bienal do Livro desde ano são os livros digitais. Segundo Mansur Bassit, os livros nesse formato são cada vez mais procurados na feira e convivem em harmonia com o livro de papel. "O livro em formato digital tem muito para expandir em um país com tanta demanda. E veio para ficar junto com o livro impresso”, disse.

A bienal vai até o dia 18 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo. O horário de visitação é das 10h as 22h. No dia 19, a feira vai funcionar das 10h as 20h, com entrada até as 18h. Os ingressos custam R$12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada). Professores, profissionais da cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos têm direito a entrada gratuita, mediante a apresentação de documento.

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.