21/06/2011 08:56

Como o Skank conquistou o Leão de Ouro em Cannes

Saiba como surgiu o projeto "SkankPlay", que levou o troféu de ouro no Festival de Publicidade de Cannes

Da Redação
Os Paparazzi
A banda Skank conquistou nesta segunda-feira, 20, o troféu Leão de Ouro no Festival de Publicidade de Cannes, na França. O Skank levou ouro na categoria Melhor Uso de Rede Social, graças ao projeto "SkankPlay" (www.skankplay.com/play). O "SkankPlay" abriu espaço para fãs do Skank tocarem e cantarem as músicas da banda, ganhando destaque no clipe "De Repente" (veja abaixo o videoclipe que deu o prêmio de Cannes ao Skank). O fã poderia tocar virtualmente com o Skank, e ainda criar novos videoclipes no hot-site "SkankPlay".

Após o prêmio, uma pergunta ganhou destaque nas redes sociais: "o Skank não é da geração Internet, nem tão jovem assim, como eles tiveram essa ideia tão atual e inovadora?". A pergunta tem fundamento. Afinal, Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti não são os "viciados" de Facebook, Twitter, Orkut ou YouTube. Eles não surgiram graças ao MySpace. Mas a resposta pode estar na própria experiência. O Skank surgiu em março de 1991, em Belo Horizonte. Já são mais de 5,5 milhões de discos vendidos, entre CDs e DVDs. A experiência fez o grupo parar, pensar e criar ideias como o "SkankPlay"...

skank skankplay samuel rosa cannes
Samuel Rosa, líder do Skank, explica como surgiu a ideia do SkankPlay

O vocalista Samuel Rosa explica por que o Skank conquistou o Festival de Cannes: "Já faz algum tempo que temos percebido que tem uma galera na Internet tocando as nossas músicas. Isso é muito bacana. Aí pensamos: e se a gente pudesse colocar vários desses vídeos, lado a lado, e tocando ao mesmo tempo? A gente então convidou os fãs a gravarem seus vídeos e tocarem junto com a gente no clipe 'De Repente'", explicou. O "Skankplay" reuniu mais de 30 mil diferentes combinações para o clipe da faixa "De repente", que está no CD e DVD ao vivo "Skank no Mineirão” (em junho de 2010, o Skank fez um show no Mineirão marcando a despedida do estádio antes das reformas para a Copa do Mundo de 2014. O show foi registrado até em Blu-ray, como "Multishow Ao Vivo - Skank no Mineirão").

O projeto que faturou o Leão de Cannes foi criado pela agência "Don’TryThis", em parceria com a MTV. O "SkankPlay" é integrado com o YouTube. Desta forma o fã divulga um vídeo no YouTube, como de praxe, e depois o integra ao hot-site da banda, o "www.skank.com/play". A "Don’TryThis" pretende oferecer o mesmo serviço interativo para outras bandas. Terá o mesmo sucesso?

Gostou da matéria? Compartilhe!

Vídeo

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.