11/09/2012 09:02

Confira os destaques do Festival de Veneza

Primeiro filme coreano a ganhar o prêmio máximo em um festival de cinema

Da Redação
OsPaparazzi
Confira os destaques do Festival de Veneza
Kim Ki-duk exibe o Leão de Ouro (Foto:Divulgação)
Foi divulgada a lista dos premiados no Festival de Veneza e o filme "Pietà" foi o vencedor do Leão de Ouro no 69º Festival de Cinema de Veneza, que terminou neste sábado (8). O Leão de Prata foi entregue ao diretor Paul Thomas Anderson pelo filme "The master", filme que rendeu ao ator Joaquin Phoenix um novo papel do diretor Spike Jonze.

Pietà é um drama dirigido pelo sul-coreano Kim Ki-duk, um consagrado cineasta de filmes coreanos. Este não era um filme favorito ao Leão de Ouro, mas conquistou o festival italiano com sua abordagem ao sistema financeiro. O filme Pietà retrata a misteriosa história de um homem brutal que trabalha para agiotas, interpretado por Kang-do. Um dia ele recebe a visita de uma mulher de meia-idade que alega ser sua mãe.

Na trama, há críticas sobre falhas do sistema financeiro e a ganância. "Eu sinto que este filme em particular é dedicado à humanidade, à nossa situação difícil em uma crise capitalista extrema" comentou Kim a imprensa de Veneza após a exibição de "Pietà".

Dentre todas as premiações do Cinema, os festivais de Veneza, Cannes e Berlim são considerados os mais importantes. E pela primeira vez um filme coreano é consagrado com um desses prêmios, o Leão de Ouro.

Outro destaque do Festival de Veneza foi o filme "The Master" (O Mestre), dirigido por Paul Thomas Anderson, mesmo diretor de Magnólia e Sangue Negro, que levou o Leão de Prata, como melhor diretor.

O ator Philip Seymour Hoffman, que ganhou o Oscar como melhor ator em Capote, também divulgou o filme "The Master" ao lado de Joaquin Phoenix, que fará um novo filme do diretor Spike Jonze. O longa "The Master" fala sobre a vida de L. Ron Hubbard, fundador da Cientologia, religião seguida por muitas celebridade, como Tom Cruise e John Travolta.

O filme que representou o Brasil no Festival de Veneza foi "O Afinador", que apesar de não ter ganho nenhum prêmio, foi bastante satisfatório para seus criadores: Matheus Parizi e Fernando Camargo. O curta conta a história de um afinador de pianos (Lui Seixas) que deseja ser um pianista muito famoso e trabalha na oficina do seu pai.

"O Afinador" tem duração de 15 minutos e custou R$ 60 mil, recurso proveniente dos próprios criadores que integrou a mostra "“Horizontes". Em uma mostra não oficial, também no Festival de Veneza, houve uma outra participação brasileira, do curta "Porn Karaokê". Relembre os vencedores do Festival de Cinema de Veneza de 2011.

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Confira a lista completa dos vencedores do Festival de Veneza 2012


Leão de Ouro de melhor filme: "Pieta", de Kim Ki-duk (Coreia do Sul)

Leão de Prata de melhor diretor: Paul Thomas Anderson por "The master" (Estados Unidos)

Prêmio especial do júri: "Paradise: faith", de Ulrich Seidl (Áustria)

Volpi Cup de melhor atriz: Hadas Yaron por "Lemale et ha'chalal" (Israel)

Volpi Cup de melhor ator: Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman por "The master"

Prêmio Marcello Mastroianni de novo talento feminino ou masculino: Fabrizio Falco, por seus papéis em "E stato il figlio" de Daniele Cipri e "Bella addormentata" de Marco Bellocchio

Melhor roteiro: Olivier Assayas, diretor francês de "Après mai"

Prêmio de melhor fotografia: Daniele Cipri, diretor italiano de "E stato il figlio"

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.