10/08/2012 13:13

Conheça os homenageados no 40º Festival de Cinema de Gramado

Grandes nomes do cinema e televisão serão prestigiados no Festival de Cinema de Gramado, o mais esperado do Brasil

Da Redação
Os Paparazzi
Hoje começa o 40º Festival de Cinema de Gramado e em grande estilo, após a cerimônia de abertura, o primeiro filme a se apresentado será 360, de Fernando Meirelles. Em seguida, a entrega do Troféu Cidade de Gramado, com homenagem especial a atriz Eva Wilma. O 40º Festival de Cinema de Gramado acontece do dia 10 a 18 de agosto de 2012. Confira a lista de filmes do Festival de Gramado.
Quem será homenagiado em 2012:

Troféu Oscarito para a belissíma atriz Betty Faria
O Festival de Gramado homenageia a atriz Betty Faria, devido sua grande participação no cenário cinematográfico nacional. Atriz que canta e dança, como gosta de se definir, Betty não teme experimentar novos voos. Em 2005, no filme Bens Confiscados, de Carlos Reichenbach, além de atuar, também foi co-produtora. Na televisão, mostrou-se bailarina, cantora e atriz desde 1964. O teatro entrou definitivamente na sua vida a partir de 1965 com As Inocentes do Leblon. Ganhou o Kikito de melhor atriz com o filme Anjos do Arrabalde em 1987.

40º Festival de Cinema de Gramado
Atriz Betty Faria será homenageada no Festival de Gramado

Troféu Eduardo Abelin para o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor
O Festival entrega o troféu Eduardo Abelin para Arnaldo Jabor, ganhador do prêmio de melhor filme no 1º Festival de Gramado com Toda Nudez Será Castigada (1973). Ao todo, seus filmes somam 8 premiações no Festival de Gramado. Arnaldo Jabor já foi técnico de som, crítico de teatro, roteirista e diretor de curtas e longas metragens. Participou da segunda fase do Cinema Novo, que buscava analisar a realidade nacional, inspirando-se no neo-realismo italiano e na nouvelle vague francesa.

40º Festival de Cinema de Gramado
Cineasta e jornalista Arnaldo Jabor

Kikito de Cristal para o cineasta Juan José Campanella
Quem recebe o Kikito de Cristal neste ano é o cineasta argentino Juan José Campanella. Diretor de filmes como El mismo amor, la misma lluvia e Clube da Lua, lançou em 2009 o longa O segredo dos seus olhos, que em sete semanas foi visto por mais de 1,5 milhão de pessoas. Em 2002, seu filme El Hijo de la Novia conquistou três Kikitos: os prêmios da crítica e do júri popular de melhor filme e melhor atriz para Norma Aleandro, na categoria longa estrangeiro. 1991 – The Boy Who Cried Bitch

40º Festival de Cinema de Gramado
Cineasta Juan José Campanella

Troféu Cidade de Gramado para a grande atriz Eva Wilma
A homenageada iniciou sua carreia como bailarina clássica aos 14 anos. Em 1952, Eva Wilma trocou a dança e o teatro pelo cinema a convite do diretor italiano Luciano Salce, no filme Uma Pulga na Balança, da Vera Cruz. Foi a estrela da cinebiografia do cantor Francisco Alves: Chico Viola Não Morreu, de Roman Vanoly Barreto. Desde lá, já participou de 25 filmes. Eva Wilma foi escolhida por sua grande participação não só em cinema, mas também em teatro e televisão.

40º Festival de Cinema de Gramado
Atriz Eva Wilma será homenagiada no primeiro dia do Festival de Gramado


Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.