11/04/2011 10:15

Cordel Encantado: novela estreia com literatura e romance

Nova novela das seis, da Rede Globo, aposta em vilões comediantes: Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães

Da Redação
Os Paparazzi
Estreia nesta segunda-feira, 12 de abril, a nova novela das seis (18h) da Rede Globo: Cordel Encantado. A novela tem autoria de Duca Rachid e Thelma Guedes. E uma das apostas de Cordel Encantado será a dupla de comediantes Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães. Eles não fazem novelas há anos (Luiz desde 2000, quando fez participação em Uga-Uga). E agora retornam juntos, como vilões.

Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães já trabalharam juntos em projetos, como "TV Pirata", "Fica comigo esta noite", "5 X comédia" e "Vida ao vivo show". A dupla vai levar humor e um lado vilão para o horário das 18h. Débora Bloch será Úrsula e Luiz Fernando Guimarães, Nicolau. Úrsula é uma duquesa que não se conforma em ter sido trocada pelo rei e faz de tudo pelo poder. Já Nicolau é mordomo de Úrsula, além de cúmplice e amante.

"É legal fazer este horário das 18h, porque eu nunca assisto! Será que as pessoas que viam meus programas, às 23h30m (como Os Normais, ao lado de Fernanda Torres), vão me ver na novela das seis?", declarou Guimarães. Já Débora elogiou o texto de Duca Rachid e Thelma Guedes. "Adorei a ideia de fazer uma vilã nesse clima de conto de fadas. Normalmente, o que te faz escolher um trabalho é o texto e os companheiros. A novela está ficando linda, com direção de arte e figurino incríveis".

O que é o Cordel Encantado?

cordel encantado novela seis cauã reymond e Bianca Bin
Cauã Reymond e Bianca Bin: os protagonistas de Cordel Encantado

Cordel Encantado é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena (Bianca Bin) e Jesuíno (Cauã Reymond). Açucena é uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordestel, sem saber que é a princesa de um reino europeu. Já Jesuíno é um jovem sertanejo que desconhece ser filho legítimo do cangaceiro mais famoso da região.

No elenco de Cordel Encantado estão Bianca Bin, Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Carmo Dalla Vecchia, Debora Bloch, Luiz Fernando Guimarães, Matheus Nachtergaele, Nathalia Dill, Cláudia Ohana, Alinne Moraes, Débora Duarte, Felipe Camargo, Guilherme Fontes, Heloísa Périssé, Andreia Horta, Isabelle Drumond, Jayme Matarazzo, Marcos Caruso, Zezé Polessa, Marcello Novaes, Miguel Rômulo, Nanda Costa, Osmar Prado, Paula Burlamaqui, Reginaldo Faria, Emílio de Mello, entre outros.

Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel surgiu em Portugal, com poemas curtos rimados, sempre vendidos em varais ou Cordéis. No Nordeste do Brasil a Literatura de Cordel fez sucesso, porém nem sempre era vendida em cordéis. Exemplos de literatura de cordel, como na novela, podem ser vistos em rimas como as que seguem abaixo:

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá (2)
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá (4).


Ou este de Zé da Luz:

E nesta constante lida
Na luta de vida e morte
O sertão é a própria vida
Do sertanejo do Norte

Três muié, três irimã,
Três cachorra da mulesta
Eu vi nun dia de festa
No lugar Puxinanã.

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.