CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Mario Sergio Cortella explica o que é hieróglifo

Filósofo Mario Sergio Cortella destaca a comunicação com Emojis e pede moderação. Acompanhe biografia

Da Redação, publicado em 17/07/2018 e atualizado hoje.

Mario Sergio Cortella é um dos mais famosos pensadores do Brasil na atualidade. O filósofo sempre é convocado para responder às dúvidas mais comuns da atualidade. Como, por exemplo, a comunicação por meio de emojis. O que você acha? Antes de mais nada, precisamos lembrar que Mario nasceu em Londrina no dia 5 de março de 1954. Ele é filósofo, escritor, educador, palestrante e professor. Na vida política, foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo nos anos 90.

Sobre o Emoji

O Dia Mundial do Emoji é celebrado em 17/07. As diferentes carinhas mudaram a forma como nos comunicamos hoje em dia, não é verdade? Basta observar como as pessoas conversam via WhatsApp, Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social. Os Emojis estão por toda parte. Para explicar essa mudança no Dia do Emoji, destacamos a entrevista do filósofo Mario Sergio Cortella para o canal de Breno Cortella no YouTube. Assista abaixo. Cortella chama os Emojis, num primeiro momento, de hieróglifo (figura ou símbolo enigmático).

'As palavras já não comunicam tanto as coisas. Quando você pergunta: como você está? Não basta eu responder: estou bem. Eu tenho que mandar junto um hieróglifo, que se chama Emoji, em que indico, tal como nas conversas, como é que eu estou. Preciso mandar uma carinha sorrindo. Preciso mandar um coraçãozinho, e não apenas escreveu 'eu te amo'. Isso é incomunicação. Se eu estou dizendo que 'eu te amo', eu não tenho que mandar junto o coraçãozinho de Emoji. Ou estou triste: mando o rosto com uma lágrima. Não precisa ilustrar. Estamos voltando aos egípcios. Nós já temos o alfabeto. A palavra está perdendo sentido para o Emoji', analisou o filósofo Mario Sergio Cortella.

Filósofo Mario Sergio Cortella fala sobre EmojiFoto: Reprodução/ YouTube
Neste Dia Mundial do Emoji, vale a reflexão: será que a palavra escrita está perdendo o sentido para os Emojis? O filósofo continua: 'Nessa direção nós temos que entender que a tecnologia, ela nos apoia. Mas ela não pode nos dominar. Millôr Fernandes já dizia: 'O importante é ter sem que o ter te tenha'. Isto é. Não seja possuído por aquilo que você possui. A tecnologia é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa. Mas ela não pode causar uma incomunicação. Então, tal qual como a bebida, ela precisa ser usada com moderação', concluiu Cortella.

Entenda o Dia do Emoji: No Dia 17 de julho de 2002 começamos a comemorar o Dia do Emoji. A data foi escolhida por ser a data destacada no emoji de calendário da Apple. À época, a Apple lançava o iCal, seu calendário. A data foi logo adotada também por outras gigantes empresas da área da tecnologia, como Google e Facebook.

A Grande Fúria do Mundo

Em 2023 lançou a segunda temporada do podcast A Grande Fúria do Mundo. O bate-papo é acompanhado do filho, Pedro Cortella. Pai e filho debatem sobre assuntos da atualidade, como Família, Religião, Espiritualidade, Política, Envelhecimento, Masculinidade, Opinião sobre tudo, Bolhas, Empreendedorismo, Educação (Nova Escola), Positividade, Drogas, Propósito e muito mais. Vale a pena acompanhar as reflexões de Mario Sérgio Cortella e Pedro Mota Cortella no Spotify. Pedro Cortella não é filho biológico de Mario Sergio.

Mario Sergio Cortella

Quem é Pedro Mota Cortella, filho de Mario Sergio

Jornalista, Pedro trabalhou na área de esportes da Rede Globo. Foi demitido. E a demissão se tornou um empurrão para empreender. Acompanhe na nossa Wikipédia

Compartilhe com um amigo!

Comentários