CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

10 Fatos sobre Eric Clapton, o deus do rock

Eric Patrick Clapton é um músico ingês, considerado um dos maiores guitarristas de rock and roll de todos os tempos. Leia mais!

Da Redação, publicado em 11/11/2011 e atualizado hoje.

Quando se trata de verdadeiras lendas do Rock and Roll, nenhum nome vem à mente mais rápido do que Eric Clapton. Como artista solo e membro de várias bandas icônicas de rock, o guitarrista de blues extremamente habilidoso fez seu nome como um dos maiores músicos de todos os tempos.

Aqui estão x fatos sobre a vida de Eric Clapton.

Sua personalidade moldou não apenas o mundo dos fãs de guitarra, mas também o da música pop por mais de cinquenta anos.

Sua vida é extraordinária – extraordinariamente bem-sucedida, extraordinariamente trágica, extraordinariamente comovida. É hora de dar uma nova olhada em Eric Clapton!

1 – A mãe de Eric Clapton era uma adolescente quando ele nasceu

Eric Patrick Clapton nasceu em 30 de março de 1945 em Ripley, Inglaterra. A Segunda Guerra Mundial estava em seus últimos passos e a Europa estava no caos.

O soldado canadense Edward Walter Freyer e Patricia Molly Clapton de dezesseis anos tiveram um filho antes de viajar de volta ao Canadá.

Como filho ilegítimo, Eric Clapton cresceu com sua avó e seu segundo marido desde os dois anos de idade, sempre acreditando que eram seus pais biológicos.

Ele considerou sua própria mãe sua irmã mais velha. Anos depois, Patricia Clapton casou-se com outro soldado canadense com quem emigrou para a Alemanha.

2 – Clapton estudou design de vitrais na escola antes de atingir seu grande momento

Eu acho que esse poderia ter sido seu plano de carreira se a música não desse certo! Além disso, antes de sua carreira como músico, Clapton passou um tempo trabalhando como pedreiro.

3 – Eric Clapton era amigo íntimo de George Harrison

Enquanto Eric Clapton era guitarrista dos Yardbirds entre 1963 e 1965, a banda fez um show no Palladium em Londres. Os Beatles também estavam no programa naquela noite, então Clapton e George Harrison se encontraram pela primeira vez.

Eric Clapton em 1974Foto: Divulgação

Alguns anos depois, Harrison participou como compositor da canção “Badge”, que apareceu tanto como single quanto no álbum “Goodbye”, depois que o Cream já havia se separado em 1968.

A parceria musical entre Clapton e Harrison continuou mesmo independentemente dos Beatles.

Embora os regulamentos contratuais muitas vezes não permitissem que Eric Clapton fosse listado com seu próprio nome, ele pode ser ouvido em várias canções de George Harrison, começando com o primeiro álbum solo do guitarrista dos Beatles, “Wonderwall Music”.

4 – Eric Clapton apaixonou-se pela esposa de seu amigo

A amizade entre Clapton e Harrison, no entanto, foi explosiva por si só. Eric Clapton rapidamente se apaixonou pela então esposa de George Harrison, Pattie Boyd e fez propostas a ela.

O amor de Clapton e Pattie Boyd, inspirou não uma, mas duas das melhores canções de rock da história.

George Harrison escreveu para ela a canção dos Beatles “Something“.

5 – Eric Clapton tornou-se viciado em drogas

Mais ou menos na mesma época em que seu amor por Pattie Boyd explodiu, Eric Clapton tornou-se viciado em drogas.

Eric Clapton em foto recenteFoto: Divulgação

No início da década de 1970 desenvolveu o vício em heroína, associado ao consumo de álcool já pesado na época.

Ele interrompeu sua carreira musical e só apareceu em 1971 no show de Harrison em Bangladesh. Lá ele desabou no palco durante seu show, abalado por seu estilo de vida destrutivo.

Mais tarde, ele disse à ROLLING STONE que naqueles anos ele viveu em uma “nuvem de algodão rosa”. Apenas um novo tipo de eletroterapia e a ajuda de seu amigo Pete Townshend o tirou do vício.

6 – Relacionamentos e filhos de Eric Clapton

O relacionamento com Pattie Boyd pode ser o mais famoso de Clapton, mas estava longe de ser o único. Em seus primeiros anos, ele teve uma ligação com a cantora americana de funk e soul Betty Davies. A partir de 1974 ele morou com Pattie Boyd.

Enquanto gravava o álbum “Behind The Sun” em 1984, ele teve um caso com a gerente do AIR Studios Monsterrat, Yvonne Kelly. Embora ambos fossem casados, eles tiveram uma filha, Ruth Kelly Clapton, que só foi revelada pela mídia em 1991 como filha de Eric Clapton.

Ainda durante o relacionamento com Pattie Boyd, conheceu a modelo italiana Lory Del Santo, mãe de Conor, que mais tarde morreu em um acidente. Ele é casado com Melia McEnery, mais de trinta anos mais jovem, desde 2002, depois que se conheceram em 1998 em uma festa em Columbus, Ohio. O casal tem três filhas.

7 – Eric Clapton possui o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE)

Eric Patrick Clapton é um guitarrista, cantor e compositor britânico, nascido em 30 de março de 1945, na cidade de Ripley. Apelidado de Slowhand, é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.

Em 2004 foi condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE). Suas letras encantam multidões. Possui discografia recheada de sucessos, sempre embalados por sua guitarra.

8 – Clapton perdeu um filho de 4 anos

Superado o momento das drogas, Eric voltou à música. No começo dos anos 1990, a tragédia voltaria a atormentar a vida de Clapton. Em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo, morreu depois de cair da janela de um apartamento.

Um instantâneo da dor de Clapton pôde ser visto com a canção ‘Tears In Heaven’, My Father’s Eyes (Pilgrim, 1998) e Circus Left Town (Pilgrim, 1998).

9 – Eric e sua variedade de guitarras

Tão conhecido quanto Clapton é o seu costume de usar uma variedade de guitarras. No começo de sua carreira, ele usava uma Gibson Les Paul do final dos anos 1970, sendo parcialmente responsável pela reintrodução do estilo original da Les Paul pela Gibson. Mais tarde, Clapton começou a usar Stratocasters da Fender.

A mais famosa de todas as suas guitarras foi Blackie, montada com pedaços de várias Strats e que ele usou até os anos 1990.Depois, por medo de danificá-la, guardou em casa, e não a levou mais aos palcos. Por fim, Clapton se desfez da ‘Blackie’ por U$959,500 no leilão organizado pela Christie’s de Nova York, em benefício do centro de reabilitação Crossroads.

Em 1999, Clapton levou a leilão parte de sua coleção de guitarras para levantar fundos para o Crossroads, centro de reabilitação para viciados que ele fundou na Antígua em 1997. O montante total conseguido no leilão pela Christie’s foi de U$7,438,624.

10 – Ele veio ao Brasil!

Eric Clapton veio ao Brasil para fazer três shows em outubro de 2011. E arrancou aplausos por onde passou.

O primeiro foi em Porto Alegre. No estádio do Morumbi, Clapton dedicou sua apresentação ao piloto brasileiro Felipe Massa, de quem é amigo próximo. Em todos os shows os ingressos se esgotaram rapidamente.

Compartilhe com um amigo!

Comentários