10/05/2012 10:40

Festival de Cannes: Brasil já levou Palma de Ouro?

65ª edição do Festival de Cannes 2012 começa no dia 16 de maio; sabia que o Brasil já levou a Palma de Ouro em Cannes?

Da Redação
Os Paparazzi
Começa no dia 16 de maio, no sul da França, a 65ª edição do Festival de Cannes. Nesta quinta-feira, 10, os fãs de cinema já vivem a expectativa para o Festival de Cinema de Cannes. Quem vai levar a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2012? O Brasil será representado pelo filme "Na Estrada", com direção de Walter Salles. Mas você sabia que o Brasil lá levou o prêmio da Palma de Ouro em Cannes?

Carandiru cinema nacional festival de cannes
Carandiru já esteve no Festival de Cannes na França

A primeira e única vez que o cinema nacional levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes foi em 1962, com o filme "O Pagador de Promessas", com direção de Anselmo Duarte. O filme "O Pagador de Promessas" é baseado na peça teatral de Dias Gomes. Trata-se de um marco na história do cinema brasileiro. "O Pagador de Promessas" tinha no elenco os atores Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo, Geraldo Del Rey, Norma Bengell, Othon Bastos, Antônio Pitanga, entre outras estrelas. Leonardo Villar interpretou o Zé do Burro, protagonista do filme.

"O Pagador de Promessas" também concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Mas acabou perdendo para o filme "Sundays and Cybele", da França. "O Pagador de Promessas", Palma de Ouro no Festival de Cannes, conta a história de Zé do Burro, um homem humilde que enfrenta a problemas na Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.

Sabe quais outros filmes brasileiros já estiveram no Festival de Cannes, lutando pela Palma de Ouro? Destaques para Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, Carandiru, de Hector Babenco, e Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas. O filme Trabalhar Cansa brilhou em 2011 no Festival de Cannes na mostra de exibição. E agora, em 2012? O Brasil vai brilhar na França?

OsPaparazzi mostrou que o Festival de Cannes 2012 vai homenagear o cinema do Brasil. O filme "A Música Segundo Tom Jobim será exibida em Cannes. O Festival de Cinema começa com Wes Anderson.

Marilyn Monroe está assoprando as velas no Festival de Cannes 2012.

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.