08/08/2013 17:43

Filme inédito de Orson Welles aparece na Itália

Too Much Johnson, primeiro filme de Orson Welles, antes de Cidadão Kane, ganha destaque

Da Redação
Os Paparazzi
O primeiro filme do diretor Orson Welles, até então considerado perdido, foi restaurado e será lançado em outubro, na Itália, pelo Museu Internacional de Fotografia e Cinema George Eastman House. Nesta quarta-feira, 7, foram divulgados detalhes do filme mudo Too Much Johnson, lançado em 1938. O longa-metragem com a assinatura de Orson Welles foi produzido antes de Cidadão Kane, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Cidadão Kane é de 1941, três anos após o lançamento do filme Too Much Johnson.

Orson Welles Too Much Johnson
Orson Welles é um dos cineastas mais consagrados do mundo

A nova estreia de Too Much Johnson nos cinemas será em nove de outubro, na La Giornata del Cinema Muto, na Itália, durante festival de cinema. “Essa é a restauração mais importante de um filme realizada em muito tempo pela George Eastman House”, contou Paolo Cherchi Usai, um dos coordenadores do projeto. Antes da restauração realizada na Itália, os livros da história do cinema diziam que o primeiro filme de Orson Welles havia se perdido em um incêndio em Madri, nos anos 70. O filme original foi encontrado em Pordenone, em Veneza, dentro de um depósito antigo. “Johnson Demais” (em tradução livre) tem no elenco os astros Joseph Cotten e Virginia Nicholson. O filme tem duração de 40 minutos.

Na lista dos melhores filmes do mundo, Cidadão Kane (Citizen Kane) é uma obra-prima do cinema, que foi lançada em DVD e blu-ray. O gênio George Orson Welles nasceu em 1915, nos Estados Unidos, e nos deixou em 1985. Roteirista, ator e cineasta, ele começou a carreira no teatro de Nova York, com grande admiração pelo Teatro e pelos Shows da Broadway. Através das redes sociais, fãs querem saber se o “novo filme” de Orson Welles estará disponível para compra em download. “Será que Too Much Johnson é melhor que Cidadão Kane? Sou maluco por cinema e estou ansioso para o lançamento desse filme inédito do Orson Welles na Itália”, escreveu Carlos Sampaio, via Facebook.

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.