CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Filme 'O Sonho de Wadjda' estreia nos cinemas

Filme da Arábia Saudita ganha repercussão internacional por ser dirigido por uma mulher

Da Redação, publicado em 03/05/2013.
O filme 'O Sonho de Wadjda' estreia nos cinemas nesta sexta-feira, 3. O Sonho de Wadjda tem direção de Haifaa Al Mansour. O filme da Arábia Saudita chama atenção internacionalmente por ser um longa-metragem dirigido por uma mulher no país. Fato inédito na Arábia. No elenco do filme estão Waad Mohammed, Reem Abdullah e Abdullrahman Al Gohani.
Filme 'O Sonho de Wadjda' entra em cartaz nos cinemas brasileirosFoto: Reprodução/ YouTube
'O Sonho de Wadjda' conta a história de Wadjda, que tem dez anos de idade e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha. Livre.

O filme foi premiado no Festival de Cinema de Veneza. O detalhe é que a Arábia Saudita não tem salas de cinema oficiais. Ou seja, o povo do país que quiser conferir o longa-metragem dirigido por Haifaa precisaria tentar buscar informações em telas clandestinas.

'Com simplicidade, mas sem perder o foco, o filme retrata os dilemas de Wadjda e sua mãe, na busca de uma nova identidade para as mulheres num contexto hostil. Se o filme parece simples aos olhos ocidentais, nunca se deve perder de vista o potencial incendiário que uma história assim poderia ter num ambiente tão conservador', opina a crítica Neusa Barbosa, do Cineweb.

Outro filme que estreia nos cinemas é o brasileiro Somos Tão Jovens, que conta a história do músico Renato Russo, vocalista da banda Legião Urbana. Assista o trailer do filme 'O Sonho de Wadjda':



Compartilhe com um amigo!
Comentários