CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Flip 2011 aposta em autores brasileiros

Antonio Candido e João Ubaldo Ribeiro são as principais atrações com ingressos esgotados; como convencer um escritor?

Da Redação, publicado em 06/07/2011.
Antonio Candido está na Flip 2011Foto: Divulgação
Começa nesta quarta-feira, 6, a 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip 2011. As primeiras atrações a terem ingressos esgotados na Flip são as mesas com João Ubaldo Ribeiro e Antonio Candido. A corrida pelos ingressos mostra como será a Flip 2011: apostando pesado em autores nacionais. O homenageado da vez é Oswald de Andrade (1890-1954), intérprete que fundou uma brasilidade que valoriza a nossa cultura. Entre os convidados, apesar das preferências nacionais, há um certo equilíbrio: são 18 convidados estrangeiros e 15 brasileiros. Nas edições anteriores a diferença era maior, privilegiando os autores de fora.

Após alguns boicotes de autores em edições anteriores, a Flip preparou com ainda mais cuidado a carta-convite enviada aos autores. Na carta, assinada pela idealizadora da Flip, Liz Calder, há a informação de que Paraty vive um 'clima carnavalesco'. 'Como você já deve ter ouvido de escritores que participaram, a Flip é um dos mais conceituados encontros literários do mundo. Realizada desde 2003, é comparada hoje com festivais renomados como Hay-on-Wye, Adelaide e Harbourfront de Toronto', diz a carta-convite. 'A cidade inteira se envolve nos cinco dias do evento, criando um animado clima carnavalesco'.

A Flip 2011 vai até domingo. Os visitantes podem conferir atrações nos seguintes endereços: Tenda dos Autores, Tenda dos Autógrafos, Tenda do Telão, Flipinha (programação infantil) e Flipzona (adolescentes). Entre as principais atrações da Flip 2011 (flip.org.br), estão Antonio Candido, Pola Oloixarac (no dia 8), Claude Lanzmann (dia 8), Joe Sacco (dia 9), João Ubaldo Ribeiro (dia 9) e James Ellroy (dia 9).


Gostou da matéria? Compartilhe!
Comentários