CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Paraty - Rio de Janeiro: Dicas de Turismo para aproveitar

Praias, cachoeiras, passeios, cidade histórica, hotéis, pousadas e outras atrações turísticas. Acompanhe as nossas dicas!

Da Redação, publicado em 11/11/2013 e atualizado hoje.

A beleza esplêndida e atemporal de Paraty, situado no litoral, a meio caminho entre o Rio de Janeiro e São Paulo, é uma das poucas coisas sobre as quais cariocas e paulistas estão de acordo. Em Paraty é possível fazer passeios de escuna, jeep tours, nadar em cachoeiras e comer nos belos restaurantes que a cidade oferece.

+ Veja dica de pousada inesquecível em Paraty

Paraty, no Rio de Janeiro, opção de turismo ecológico e belas paisagensFoto: Divulgação
Em Paraty, com suas praias e ilhas, muitas ainda com aspecto selvagem, é um dos pontos turísticos mais procurados do litoral brasileiro. A prática de mergulho é muito comum em Paraty, devido as águas claras e calmas, cheias de peixinhos coloridos. A pescaria também é muito praticada pelos turistas, além de passeios de barco e lancha.

Na cidade de Paraty há várias atrações, conheça os passeios que você pode fazer na região. Dentre os passeios ecológicos é possível contratar o serviço de Jeep Tour nas agências de turismo espalhadas pela cidade, são passeios pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina, em meio a Mata Atlântica, visitas as cachoeiras, aos alambiques e trecho preservado do Caminho do Ouro. O passeio de Jeep Tour tem duração de 6 horas e custa em média 70 reais por pessoa. O roteiro do Jeep Tour passa pela Cachoeira do Tobogã, Cachoeira Poço do Tarzã, Cachoeira Poço do Inglês, Cachoeira da Predra Branca, Alambiques de pinga e visita ao Caminho do Ouro.

As agências também oferecem transporte para conhecer Trindade, no litoral do Rio, uma vila de pescadores com quatro praias paradisíacas com opção de mergulho livre na Piscina Natural do Caixadaço, o passeio por Trindade sai de Paraty numa van com duração de 6 horas e custa em média 90 reais. O roteiro passa pela Praia do Cepilho, Praia das Ranchos, Praia do Meio, Praia do Cachadaço, Piscina Natural, cachoeira e alambique.

Centro da cidade de Paraty - RJFoto: OsPaparazzi
Outra opção em Paraty é o City Tour, que consiste em passeios à pé pelo Centro Histórico com guias credenciados, visita as igrejas e principais monumentos do século XVIII. O City Tour tem duração de 2 horas e custa em média 25 reais. Para os aventureiros há Bike Tour, você escolhe seu roteiro e passeia pela cidade, praias, ruínas de antigas fazendas, museus e cachoeiras próximas da cidade. As agências alugam mountain bikes por hora ou diárias.

O turista pode fazer Cavalgadas pelas cachoeiras e mirantes com duração de 3 horas. Pode também fazer Mergulho pela Baia de Paraty, mergulho autônomo, batismo, curso básico e snorkelling, o passeio de mergulho é oferecido todos os dias, com duração de 5 horas e custa em média 200 reais.

O passeio de caiaque em Paraty pode ser feito alugando um caiaque com duração média de 40 minutos nas próprias praias com valor de 15 reais ou o turista fecha um pacote com duração de 4 horas nas agências, o roteiro passa por manguezais, ilhas e praias com parada para mergulho livre.

Passeio de escuna em ilha de ParatyFoto: OsPaparazzi
A pratica de Arvorismo, tirolesa, rapel e canionismo também é muito comum em Paraty. Há possibilidade de alugar embarcações, como lanchas, escunas e veleiros onde permite pernoite. Nos passeios de escuna o roteiro passa por duas praias e duas ilhas, dentro da embarcação é servido o almoço, frutas, cafezinho, ducha, música ao vivo, espaguetes (boias), bote de apoio, coletes salva-vidas, e sanitários. Dica para o passeio de escuna: as pessoas que sofrem de enjoos podem tomar algum medicamento antes de entrar na embarcação. Levem filtro solar, pois a exposição ao sol é intensa.

Com a desaceleração da corrida do ouro no século XVIII, Paraty deixou de ser um próspero porto de galeões que transportavam a preciosa carga de Minas Gerais até a metrópole portuguesa. Preservando as características coloniais de seus dias de glória, Paraty entrou em hibernação até ser redescoberta na década de 1950.

Paraty também é sinônimo de cachaça de qualidade. O Festival da Cachaça, que acontece sempre no mês de agosto é prova disso, Paraty conta com sete alambiques e muitos estão abertos à visitação onde se pode conhecer o processo tradicional de fabricação e, claro, fazer uma saborosa degustação.

Restaurante Kontiki em ilha de Paraty - Rio de JaneiroFoto: Restaurante Kontiki
As opções de hospedagem em Paraty são variadas, há inúmeras pousadas, hotéis, chalés e camping. São muitas as opções de restaurantes em Paraty quase todos oferecem em seu cardápio como prato principal peixes. A cidade também possui muitas pizzarias, sorveterias e bares. As atrações noturnas em Paraty se concentram no centro histórico, com música ao vivo pelas ruas em frente aos bares. Paraty fica a 241 km do Rio de Janeiro e a 300 km de São Paulo.

Paraty é muito conhecida pela tradição do carnaval e reveillon, a cidade fica cheia de turistas. O Restaurante Kontiki, que fica no arquipélago Duas Irmãs, oferece um inesquecível Reveillon. O restaurante oferece embarcação para translado, é preciso fazer sua reserva antecipada.

Paraty

Pousada em Paraty? Veja uma dica inesquecível

Conheça pousada fantástica entre praias paradisíacas e o clima cosmopolita de Paraty - RJ. É a Pousada Apple House

Compartilhe com um amigo!

Comentários