CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Fortaleza CE é o destino perfeito para as férias

Turistas do mundo inteiro buscam as lindas praias e o aconchego de Fortaleza no Ceará. Acompanhe nossas dicas!

Da Redação, publicado em 22/07/2013 e atualizado hoje.

Uma das grandes capitais do nordeste, Fortaleza é destino obrigatório para quem gosta de sol, praia e mar. Ao longo do litoral é possível fazer inesquecíveis passeios pelas intermináveis praias de grandes dunas, como Canoa Quebrada ao sul e Jericoacoara ao norte.

Para quem gosta de mergulho, prepare-se, o mar de Fortaleza é exigente, quase sempre agitado. Mas também proporciona debaixo d'água incríveis aventuras submarinas. Confira algumas dicas de viagem para Fortaleza CE:

Fortaleza, cenário de belas praias, jangadas ao vento, muito sol e calorFoto: Divulgação

A água sempre clara e quente empolga o mais exigente dos mergulhadores. Há operadora de mergulho na cidade e leva o visitante ao Parque Estadual Marinho da Risca do Meio onde existem vários pontos de mergulho com características diferentes. O parque foi fundado em 1997 com o intuito de proteger uma vasta área de reprodução e alimentação da via marinha.

Fortaleza oferece praias paradisíacas com coqueiros, dunas, falésias, lagoas de águas cristalinas e fontes de água doce. Além de atrair os turistas com seu maravilhoso clima, tendo temperatura média entre os 30° C e águas mornas entre 25° C à 28° C agradáveis para banho. No final da tarde na praia de Iracema pode-se curtir no píer da Ponte dos Ingleses, antiga ponte metálica, o romântico pôr-do-sol.

Praias de Fortaleza

Praia do Futuro: um pouco mais afastada da área urbana, tem águas mais limpas. Os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes. Além das praias, outra atração são as barracas de praia com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas.

Praia de Meireles: é o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes, lojas e outros serviços turísticos, muitas vans de turismo, que oferecem tours na cidade e redondezas, têm o Meireles como ponto de saída e chegada. Também no Meireles, com suas largas calçadas, encontram-se diversas barracas à beira-mar. As barracas têm em geral acesso ao calçadão e à areia da praia, sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada como para um almoço à beira-mar. A Praia de Meireles é bastante movimentada todo o dia e grande parte da noite.

Praia de Fortaleza - CearáFoto: Divulgação

Praia de Mucuripe: é a continuação da Praia do Meireles, na direção leste e não há um claro marco divisório entre essas praias. O calçadão de Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles, mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia. No final da praia, no trecho próximo ao Porto de Mucuripe, pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos.

Praia de Iracema: limitada por quebra-mares, a Praia de Iracema é reta, suas ondas são fortes, possui recifes e areia grossa e escura. Berço da cultura e história cearense , a praia é frequentada por turistas, artistas e intelectuais. Aqui o turista conhecerá a Ponte dos Ingleses, o Centro Cultural Estoril e a Estátua de Iracema. No calçadão o visitante poderá optar entre bares, restaurantes e casas noturnas.

Theatro José de Alencar: Quando se pensou em construí-lo, o Ceará passava por uma fase próspera em sua economia devido ao cultivo do algodão. Também foi nessa época que criou-se o Instituto do Ceará (objetivava estudar História, Geografia e Antropologia) e fundou-se a Academia Cearense de Letras (foi a primeira do país). Como se vê, o Ceará afogava-se na intelectualidade e foi assim que a idéia de se construir um teatro veio a tona. Já existiam alguns teatros em Fortaleza, mas todos de pequeno porte, portanto nenhum oficial. Daí, o governante da época, o Sr. Antônio Pinto Nogueira, mandou que fosse construída uma verdadeira casa de espetáculos. No coração da cidade está localizado o prédio mais bonito de Fortaleza: o Theatro José de Alencar, verdadeira jóia arquitetônica. No final do século passado este espaço era ocupado por apenas duas instituições: o Batalhão de Segurança (Polícia Militar) e a Escola Normal Pedro II. Em 1908, parte do prédio do Batalhão de Segurança foi cedido pelo Governo Estadual para a construção do Theatro José de Alencar. Onde fica: Rua Libero Barroso. Praça José de Alencar - Centro.

Fortaleza tem sol e calor o ano inteiroFoto: Divulgação

Catedral de Fortaleza: construída entre 1930 e 1963. Sua construção durou quase 40 anos, sendo inaugurada em 1978. A partir daí, Fortaleza passou a ter a décima catedral do mundo e a segunda do Brasil, em tamanho. Esta igreja foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier. Em estilo eclético, com predominância de elementos góticos e românicos. Devemos ressaltar na decoração da Catedral a pia batismal de origem portuguesa, datada de 1637, o altar de mármore e os sinos de bronze, datados de 1680, que badalam em suas torres de 75 metros de altura. Onde fica: Rua São José, s/n - Centro.

Praça do Ferreira: primeira referência do centro de Fortaleza, ponto de partida do que hoje é a maior concentração comercial do centro da cidade. Na década de 70 perdeu seu principal marco, a famosa 'Coluna da Hora', recentemente resgatada por reforma que devolveu aos fortalezenses as características arquitetônicas originais do 'Coração da Cidade'. Onde fica: Praça do Ferreira - Centro.

Cine São Luís: foi inaugurado em 1958. Com linhas neoclássicas, o cinema tem capacidade para 1.500 pessoas, possui hall e escadaria revestidos em mármore de Carrara, com lustre de cristal da Tchecolosváquia. O São Luís continua a participar ativamente da vida cultural da cidade, inclusive sediando eventos como o festival de cinema Cine Ceará. Onde fica: Praça do Ferreira - Centro.

Farol do Mucuripe: construído em 1840, fica próximo ao Cais do Porto, que tem o mesmo nome. Foi desativado e conservado, servindo de sede ao Museu do Jangadeiro ou Museu de Fortaleza. No espaço do Museu é realizado um passeio com guia até a Estação Eólica de Fortaleza, onde são apresentados vídeos, com a história e evolução dessa estação, a energia eólica gerada pelos quatro cata-ventos é suficiente para abastecer cerca de 3 mil casas. Onde fica: Avenida Vicente de Castro, s/n - Centro.

Fortaleza é um dos destinos mais procurados pelos turistasFoto: Divulgação

Fortaleza Nossa Senhora de Assunção: construído pelos holandeses em 1649 e reconstruído em 1817, o antigo Forte Schönnenborch com suas muralhas, abriga hoje a 10ª Região Militar. É o local de origem da cidade, com a construção do Forte de São Sebastião, que foi erguido pelos portugueses no início do século XVII. Depois de servir de abrigo para muitas lutas contra índios e piratas, o Forte foi tomado pelos holandeses, que o mantiveram sob seu domínio por alguns anos. Quando os portugueses finalmente recuperaram o controle sobre a construção, o Forte passou a ser chamado de Fortaleza Nossa Senhora da Assunção. Ao redor da construção foi nascendo uma Vila, conhecida como São José do Ribamar. O monumento que hoje é controlado pelo Exército pode ser visitado por turistas e visitantes em geral.

Onde fica: Avenida Alberto Nepomuceno - Centro da Cidade (em frente ao Mercado Central).

Mercado Central: Inaugurado em 1998, o novo Mercado Central de Fortaleza é um prédio moderno que reúne 559 boxes, o artesanato típico é o grande atrativo. Onde fica: Avenida Alberto Nepomuceno s/n ? Centro.

Ponte Metálica: Também conhecida como Ponte dos Ingleses, onde se é possível contemplar o mais lindo pôr de sol e com um pouco de sorte, observar os golfinhos brincando. Onde fica: Praia de Iracema.

Rede Ferroviária Federal (João Felipe): construída em 1880, a estação era ponte de chegada e partida dos trens que faziam o transporte de mercadorias e passageiros do interior para a capital. A estação possui uma fachada em estilo neo-clássico, em homenagem ao engenheiro João Felipe. Onde fica: localizada em frente à Praça Castro Carreira, mais conhecida como Praça da Estação.

Fortaleza no Ceará durante a noiteFoto: Divulgação

Parque do Cocó: o Parque do Cocó está situado às margens do Rio Cocó e é a maior zona ecológica urbana da América Latina, com 400 hectares de superfície. Ele pode ser dividido em dois parques:

Parque Adahil Barreto (Antigo Cocó) numa área de 44 hectares, conta com play-groud, restaurantes, pista para cooper, trenzinho para crianças, pombal e extensa área verde. Onde fica: Rua Virgílio Borba, Bairro de Dionísio Torres.

Parque do Cocó (Novo Cocó): áreas verdes, bosques, quadras esportivas, pista para cooper, anfiteatro, lanchonetes, inclusive um imenso mangue, com sua flora e fauna características. Onde fica: Está entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Andrade Furtado.

Beach Park: É considerado o maior Parque Aquático da America Latina, com diversas atrações para toda família. Onde fica: próximo de Fortaleza em Aquiraz.

Estoril: fica no bairro preferido pela boemia. Em suas redondezas encontra-se uma grande variedade de restaurantes e bares instalados em casas e edificações antigas. Alia-se a tudo isso o charme e bucolismo das ruas estreitas que o cercam, relembrando o passado e, principalmente, atraindo os turistas com sua programação sócio-cultural. Onde fica: Rua Tabajaras, 359. Praia de Iracema - Centro.

Assim que escurece começa o agito nos barzinhos da região e as caminhadas no calçadão arborizado à beira-mar. Tem destaque a imensa feira de rendas e artesanatos com ótimos preços, bem como a noite mais animada do nordeste com forró, samba e até rock nacional.

Há diversas opções de hotéis e pousadas em Fortaleza. Um dos mais procurados é o 'Aquaville Resort' que fica na praia do Porto das Dunas, a 30 minutos de Fortaleza, os turistas adoram por ser o maior parque aquático da América Latina. Outra boa escolha é o 'Marina Park Hotel', que fica a 15 km do aeroporto, na Praia de Iracema. Confira algumas fotos de Fortaleza:

Fortaleza

Beach Park com crianças pequenas: veja guia completo

Reunimos dicas e informações importantes para papais e mamães que planejam viagem para Fortaleza com filhos

Compartilhe com um amigo!

Comentários