CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Marcelo Tas: do CQC ao Provocações; veja biografia

A biografia de um dos principais comunicadores do Brasil, Marcelo Tas, o repórter Ernesto Varela; lembra?

Da Redação, publicado em 04/11/2010.

Marcelo Tas (escreve-se Tas, e não Marcelo Taz) é um experiente comunicador que fala como ninguém com a juventude. A galera se apaixonou por Marcelo Tas no comando do CQC, o humorístico Custe o Que Custar, exibido às segundas-feiras na Band. Além de cabeça do CQC na TV, ele também brilha no mundo da internet. O Blog do Tas é um dos mais premiados do Brasil. Com o fim do CQC, passou por outros projetos até chegar ao Provocações, um clássico da TV Cultura.

Marcelo Tas, o comunicador dos jovensFoto: Divulgação

OsPaparazzi de olho em Marcelo Tas...

Marcelo Tristão Athayde de Souza, o Marcelo Tas, nasceu em Ituverava, interior de [São Paulo], no dia 10 de novembro de 1959. Além de conhecido apresentador do CQC, Marcelo Tas é diretor, ator, escritor e roteirista de TV. Além de um nerd confesso, apaixonado por internet e tecnologia. Iniciou a carreira na televisão em 1983 no programa 23ª hora, na TV Gazeta de São Paulo. Em 1984, apresentou na mesma emissora o programa Crig-Rá, para os jovens com reportagens e vídeos clips. Aliás Tas foi um dos primeiros a reproduzir no Brasil os clipes da então desconhecida MTV Americana.

Ernesto Varela

Mas Marcelo Tas ganharia grande reconhecimento com o personagem humorístico Ernesto Varela, um repórter fictício que ironizava personalidades políticas da época, com perguntas desconcertantes. Ele fez essa pergunta, por exemplo, a Paulo Maluf: 'Muitas pessoas não gostam do senhor, dizem que o senhor é corrupto. É verdade isso, deputado?'. Já na Rede Globo, cobrindo a Copa do Mundo de 1986, fez uma entrevista com o então dirigente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deputado federal Nabi Abi Chedid, perguntando: 'Qual será a sua próxima jogada?'. Nabi Abi Chedid ficou revoltado com Tas e o caso ganhou repercussão.

E você sabia que o Marcelo Tas foi diretor e roteirista de programas premiados como o Rá-Tim-Bum (lembra do Professor Tibúrcio?) e o Castelo Rá-Tim-Bum (com o 'porque sim não é resposta'). Pois é, os grandes clássicos da TV Cultura têm o dedo de Marcelo Tas, que ainda coordenou a criação de 1.140 edições do Telecurso 2000. É graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, em 1982. Iniciou o curso de graduação em rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP em 1980, mas não concluiu.

Tas já foi colunista do jornal O Estado de S. Paulo (com o caderno 'Link', 2004-2005). Desde 2008 apresenta o CQC, na Band, ao lado de Rafinha Bastos e Marco Luque. CQC ganhou repercussão internacional pelo jornalismo misturado com humor, além de efeitos visuais modernos. Marcelo Tas também tem o seu próprio blog, o Blog do Tas, iniciado em agosto de 2003 no UOL e transferido para o portal Terra em outubro de 2010.

Escritor

Como escritor, lançou em 2009 o livro Nunca antes na história deste país. O livro é baseado nas frases mais polêmicas e engraçadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De volta ao mundo infantil, em 31 de dezembro de 2009 estreou no Cartoon Network o 'Plantão do Tas', uma espécie de telejornal só que com notícias fictícias, de mentirinha.

CQC

Marcelo Tas também é uma das celebridades do Brasil que conta com maior número de seguidores no Twitter. No Twitter, Marcelo Tas conta bastidores do CQC, e também dá opiniões sobre questões políticas do país, fala sobre o seu time de futebol, o Santos, entre outros assuntos. Desde que estourou com o sucesso de CQC, Marcelo Tas passou a virar capas de revistas e aparecer nas manchetes de grandes jornais. Em 2010 deu uma entrevista polêmica falando sobre sua filha lésbica e criticando o concorrente do CQC, Legendários, da TV Record.

Marcelo Tas é o carequinha do CQC. Uma estrela da TV brasileira. Em entrevista, Marcelo Tas fala sobre sua admiração por cinema e cita o cineasta Stanley Kubrick como favorito.

Provocações

Em 2019 passou a apresentar o programa Provocações, um clássico da TV Cultura. Com a morte de Antônio Abujamra, Tas assumiu este papel. Também é comentarista do Jornal da Cultura.

Cultura do cancelamento - Marcelo Tas

Em agosto de 2020, Marcelo Adnet foi entrevistado no Roda Viva, da TV Cultura, com Marcelo Tas como entrevistador. Tas perguntou para Adnet por que ele se define como humorista de esquerda. E que isso poderia ser perigoso. A pergunta rendeu muito nas redes sociais. Fãs criticaram a postura de Tas. Outros saíram em defesa. Rafinha Bastos entrou na conversa. E aí os ex-colegas de CQC trocaram farpas. Uma delas foi essa abaixo. Tas chamou Rafinha de Romero Britto da comédia.

Vida pessoal

Marcelo Tas é casado com Bel Kowarick, atriz. Fruto do casamento, tem três filhos: Miguel, Clarice e Luc.

Fique ligado na vida de Marcelo Tas! É só curtir OsPaparazzi no Facebook

Marcelo Tas

Marcelo Tas x Rogério Ceni: de qual lado você fica?

Apresentador do CQC critica goleiro do São Paulo no Twitter e gera polêmica

Comentários