30/07/2017 09:37

Melhores vinhos do Boni para beber no frio

Carta de vinhos assinada pelo mestre da televisão, Boni, é ideal para o tempo frio; veja abaixo as dicas

Da Redação
Os Paparazzi
Os dias frios pedem vinhos mais encorpados. Os tintos, portanto, ganham ainda mais espaço no inverno, assim como as harmonizações com cardápios que podem aquecer. Maître Sommelier do Cassiano Restaurante, Reginaldo Matias indica, por exemplo, o vinho Paulo Laureano Vinhas Velhas 2015. “É um tinto encorpado. Possui entre 13,5% e 14% de graduação alcoólica e aromas complexos e intensos de frutas maduras, como ameixa em compota e frutos silvestres, além de toques amadeirados em função do estágio em madeira. Suas características causam a sensação de estar aquecido pela bebida", explica. “Para harmonizar, o Bacalhau ao Forno da casa.”

melhores vinhos para o frio
melhores vinhos para o frio

Outra harmonização sugerida pelo sommelier é o Bacalhau Nunca Chega do Cassiano Restaurante com o clássico chileno Montes Alpha Cabernet Sauvignon 2012, outro tinto encorpado, que tem uma graduação alcoólica superior, de 14,5 %, o que eleva a sensação de calor. E para quem acredita que frutos do mar combinam somente com o verão e vinhos brancos, Matias indica o Polvo Grelhado do Chef, de maciez e sabor surpreendentes, harmonizado com o vinho tinto André Goichot 2014, que no auge da maturidade possui 13% de graduação alcoólica. “É um Pinot Noir, elaborado na Côte D’Or Bourgogne, França. É um tinto mais leve, com uma boa complexidade aromática lembrando cerejas, cranberry e framboesa”, conta.

Para as carnes, Matias sugere o Alentejano Chaminé – Cortes de Cima, com 13% de graduação alcoólica. O vinho é de castas portuguesas e já foi eleito o vinho do ano em 2015, com medalha de ouro no festival de Bruxelas. “Acompanha muito bem assados ou carnes vermelhas, como o Filé à Portuguesa do Cassiano Restaurante.”

A carta de vinhos do Cassiano Restaurante é assinada pelo empresário e enófilo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. São cerca de 100 rótulos e uma média de 700 garrafas. Para conservar as garrafas, a adega própria da casa é climatizada perfeitamente para os rótulos da carta.

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.