20/09/2013 17:31

O Som ao Redor será o Brasil no Oscar 2014

Ministério da Cultura anuncia que Kléber Mendonça Filho vai disputar Melhor Filme Estrangeiro

Da Redação
Os Paparazzi
O Ministério da Cultura anunciou nesta sexta-feira, 20, qual filme nacional vai representar o Brasil no Oscar 2014. Afinal de contas: qual filme brasileiro pode concorrer ao prêmio do Oscar 2014, hein? A resposta é "O Som ao Redor", filme de Kléber Mendonça Filho. O longa-metragem brilhou no Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, e agora sonha com uma vaga no Oscar.

O Som ao Redor Brasil Oscar 2014
O Som ao Redor é o Brasil no Oscar 2014

No Festival de Gramado, O Som ao Redor levou o troféu de Melhor Filme Júri Popular. O filme chegou aos cinemas da Rede Cinemark em janeiro de 2013. O filme de Kléber Mendonça Filho conta a história de uma milícia do Recife, no Pernambuco. Moradores vibram com a tranquilidade trazida pela segurança. Mas também há moradores tensos com a novidade. Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho. O drama tem no elenco Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, entre outras estrelas.

Vale lembrar que essa é apenas uma indicação do Brasil ao Oscar 2014. Agora é aguardar a resposta da própria academia de cinema de Hollywood. Eles podem, ou não, indicar o filme brasileiro para concorrer ao troféu de Melhor Filme Estrangeiro em 2014. Nos Estados Unidos, a fama do filme chegou apenas em uma crítica do jornal The New York Times, em Nova York, que elogiou o trabalho de Kléber Mendonça Filho. O Som Ao Redor também brilhou no Festival de Cinema do Rio de Janeiro e na Mostra de Cinema de São Paulo.

"Tem de ser um filme de excelência, de originalidade. É levado em conta muito mais a criatividade e originalidade do que orçamento e sucesso que obteve nas bilheterias de seu país", justificou o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, em entrevista coletiva para explicar a escolha de O Som ao Redor para representar o Brasil no Oscar.

Cerca de 70 filmes estrangeiros serão indicados para a comissão do Oscar 2014, em Los Angeles. A comissão vai escolher cinco filmes para a disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Para quem ficou curioso sobre quais outros filmes brasileiros concorriam ao Oscar, eis a lista com os 14 filmes selecionados para a comissão do Ministério da Cultura, comandado pela ministra Marta Suplicy. Os 14 filmes da lista são: Cine Holliúdy, Colegas, Cores, Elena, Faroeste Caboclo, Gonzaga de Pai para Filho, Meu Pé de Laranja Lima, O dia que durou 21 anos, O que se move, O som ao redor (o vencedor), O tempo e o vento, Porto dos mortos, Uma história de amor e fúria e Xico Stokinger.

Em 2013, o Ministério da Cultura selecionou o filme O Palhaço, de Selton Mello, para concorrer ao Oscar. O filme não foi indicado pela academia americana. O mesmo ocorreu em 2012, quando o Brasil escolheu Tropa de Elite 2, com Wagner Moura. À época, os brasileiros aguardavam com grande expectativa a presença de Tropa de Elite no Oscar. Mas não deu. Em 2011, foi a vez de Lula, O Filho do Brasil. Em 2010 foi Salve Geral. Em 2009, Última Parada 174. E em 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. Lá em 2007, tivemos Cinema, Aspirinas e Urubus. Será que em 2014, vamos ao menos concorrer ao troféu?

O Brasil já concorreu quatro vezes ao Oscar de Filme Estrangeiro. O Pagador de Promessas foi indicado em 1963, O Quatrilho em 1996, O Que É Isso Companheiro em 1998 e Central do Brasil em 1999. Em 2004, Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, concorreu a quatro estatuetas no Oscar, inclusive de Melhor Diretor. Mas não disputou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro.

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.