CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Biografia de Tom Jobim revela mágoa com sucesso

Wikipédia inspiradora de Tom Jobim, o maestro brasileiro. 'No Brasil, sucesso é ofensa pessoal'. Por que ele criou essa frase? Entenda comparações e injustiças com o artista

Da Redação, publicado em 02/07/2021 e atualizado hoje.

Tom Jobim foi um grande músico brasileiro de sucesso internacional e que faz parte da cultura brasileira. Suas músicas são tocadas no mundo inteiro e já foram regravadas por muitos cantores. Tom Jobim também é conhecido por ter grande influência no surgimento da Bossa Nova, principalmente ao lançar o disco Chega de Saudade por volta de 1958. Gênero esse que Tom se envolve ao estudar o Jazz e os elementos típicos brasileiros, entre eles, a natureza, os bichos, os pássaros e as matas. Apresentamos a biografia de Tom Jobim em formato de Wikipédia. E destacamos a mágoa do artista ao falar a seguinte frase: 'No Brasil, sucesso é ofensa pessoal'. Entenda a explicação ao final deste artigo.

Biografia de Tom Jobim...

Foram muitas composições, parcerias e apresentações com muita gente boa, entre eles, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Caetano Veloso, Baden Powell, Edu Lobo, Elis Regina e Frank Sinatra. Mas antes disso, Tom ainda estudou um ano de arquitetura e logo descobriu que não queria outra coisa a não ser a música, então, como precisava trabalhar pois aos 22 anos Tom se casou com Thereza, foi tocar em bares pelo Rio de Janeiro.

Até que conseguiu seu primeiro trabalho como pianista na Rádio Clube, posteriormente foi trabalhar na gravadora Continental onde teve contato com outros músicos, como Pixinguinha, Dorival Caymmi, Ari Barroso, entre outros.

Aos poucos Tom Jobim foi mostrando suas músicas e conseguiu gravar sua primeira canção 'Pensando em Você' em 1952 e outras também, mas seu primeiro sucesso foi 'Thereza da Praia' em parceria com Billy Blanco que tocava em todas as rádios. E desde então Tom não parou mais.

Foram muitos sucessos, 'Água de Beber', 'Garota de Ipanema', 'Wave', 'Águas de Março', Dindi', 'Anos Dourados', entre muitos outros. Um dos trabalhos que envolve Tom Jobim é o documentário 'A Música Segundo Tom Jobim' e o filme A Luz do Tom, lançado em 2013, por Nelson Pereira dos Santos.

Tom Jobim nasceu no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927, em seu primeiro casamento com Thereza teve dois filhos, Paulo e Elizabeth. Em 1968, casou-se com Ana Beatriz, que tinha a mesma idade de sua filha Elizabeth. Com Ana, Tom teve dois filhos, João Francisco e Maria Luiza. No dia 8 de dezembro de 1994, é anunciado a morte do músico, em Nova York após algumas paradas cardíacas. No dia seguinte, seu corpo chega ao Brasil sendo decretado luto oficial no país durante três dias.

Em maio de 2012, OsPaparazzi destacou o show do novo álbum e DVD de Gilberto Gil. O cantor Gilberto Gil prestou homenagem ao mestre Tom Jobim durante show realizado no Rio de Janeiro.

Explicação sobre a frase do sucesso de Tom Jobim

Em 2 de julho de 2021, o colunista Nelson Motta escreveu crônica esclarecedora sobre a biografia de Tom Jobim no jornal O Globo. Motta trabalhava para encontrar as 30 melhores músicas de Tom Jobim que seriam solucionadas para o musical.

'Tive o privilégio de conviver com ele. De rir com as suas piadas. De ouvir as suas queixas. E concluí que o seu grande antagonista foi o Brasil - que era justamente a sua grande paixão', escreveu Nelson Motta.

Você sabia que o filme Orfeu Negro, baseado no musical de Tom e Vinícius, ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1959? Além do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960? Pois é. Mas no Brasil recebeu críticas.

Com a música 'The Girl From Ipanema', com João Gilberto, ganhou o Grammy de Melhor Música do Ano e Melhor Álbum do Ano, concorrendo com Beatles, Elvis Presley e Frank Sinatra. Enquanto isso, no Brasil, vinham as críticas: 'Fica aí nos EUA mesmo, você já é americano'.

Depois autorizou o uso da música Águas de Março para a Coca-Cola. E recebeu novas críticas.

'No Brasil, que cultua o fracasso e detesta o sucesso. Nos Estados Unidos era cultuado como um compositor vitorioso que merece ser rico com o fruto do seu trabalho. Foi quando Tom criou a frase destacada. Tanto serviria para defender Carmen Miranda como Anitta. No Brasil, sucesso é ofensa pessoal'.

O nome completo é Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. A data de nascimento é 25 de janeiro de 1927. Ele nos deixou em 8 de dezembro de 1994. Fica aqui a nossa singela homenagem. Se você gostou dessas curiosidades, compartilhe o artigo com mais pessoas. Vamos celebrar a história inspiradora de Tom Jobim.

Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Tom Jobim

Filme 'A Luz do Tom' vai te emocionar nos cinemas

Documentário sobre a vida do músico Tom Jobim estreia nos cinemas; veja ao trailer de A Luz do Tom

Conheça o documentário 'A Música Segundo Tom Jobim'

Documentário 'A Música Segundo Tom Jobim' ganha elogios da crítica; direção de Nelson Pereira. Saiba mais

Comentários