CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
OsPaparazzi

Um Dia, Vinte Anos, Duas Pessoas: conheça este fenômeno

Um romance começa na noite de formatura. E agora? Onde eles estarão daqui a um ou vinte anos? David Nicholls promete sucesso na literatura e também nos cinemas

Por Max Ribeiro, publicado em 05/06/2011.
O livro 'Vinte Anos, Duas Pessoas, Um Dia' de David Nicholls é um romance da literatura estrangeira lançado pela editora Intrínseca. 'Vinte Anos, Duas Pessoas, Um Dia', também conhecido por apenas 'Um Dia', conta a história de Emma e Dexter que se conhecem na noite em que acabam um curso. E no dia seguinte, cada um terá que seguir o seu caminho. E ficam as perguntas: Onde estarão daqui a um ano? E no ano depois desse? E em todos os anos que se seguirão?
Capa do romance de David Nicholls, Um DiaFoto: OsPaparazzi

Imagine uma garota 'nerds' totalmente socialista e independente, com aqueles óculos gigantes e aquela fisionomia de tímida. Pois bem. No dia de sua formatura ela revela ao garanhão da escola que ele lhe chama atenção. Já imaginou a polêmica? Este é o início de 'Um Dia, Vinte Anos, Duas Pessoas'. Ela é Emma e ele Dexter. Após a formatura, eles têm um grande momento de amor e paixão. Mas Dexter deixa bem claro a Emma: 'seremos bons amigos'. O que ele não contava era com os encontros e desencontros da vida...

'Um Dia, Vinte Anos, Duas Pessoas' não é mera sugestão. Todos os anos, durante vinte anos, eles se encontrarão, na mesma data de formatura. E o que acontece? Não conto o final de um livro! Leia!

Eis o grande desafio do autor: captar o conto de fadas da atualidade: 'Um amor platônico pode ser correspondido, e quem sofria por amar pode despertar um desejo inimaginável?'. Reservo-me apenas ao direito de criticar o livro: é um simples conto de fadas moderno para os mais românticos, que pretende virar mania segundo a imprensa, que já o compara com 'Love Story' dos dias atuais.

O que posso dizer é que cada página precisa ser lida rapidamente, pois o inesperado pode ocorrer a qualquer momento. Quem pensou em “Bete, A Feia” errou de longe a história. Surpreenda-se! Se você acredita em amor, isso é bom! Senão, leia e você pode começar a acreditar. O livro é melhor que 'Comer, Rezar e Amar' (2008), da autora Elizabeth Gilbert.


Um Dia, Vinte Anos, Duas Pessoas nos cinemas


Anote o nome deste livro: Um Dia. Ou se preferir 'Um Dia, Vinte Anos, Duas Pessoas'. Este é o novo romance do inglês David Nicholls que promete recordes nos mundos da literatura e do cinema. 'Um Dia' já virou filme, com Anne Hathaway e Jim Sturgess (veja vídeo do trailer e galeria de fotos do filme 'One Day' abaixo). E também já virou sinônimo de 'melhor livro do ano'. É isso mesmo! Faça uma busca no Google: Um Dia, Vinte Anos, Duas Pessoas melhor livro do ano? Reparou no número de críticas com elogios ao livro de David Nicholls? Pois 'Um Dia' promete ser o novo 'O Código Da Vinci' de 2011. Nos EUA ele já estourou, afinal estreou ano passado. Aqui no Brasil, 2011 é o ano de 'Um Dia'.

'O melhor livro do ano' estreou o novo canal de OsPaparazzi, 'Livros', com críticas de best-sellers da literatura. Vale a pena ficar de olho! A cada semana o crítico Max Ribeiro vem com novidades. Sobre 'Um Dia' ele afirma: 'é um livro que vai dar o quê falar. Pode anotar'. Está anotado Max. Mas vamos então saber por que 'Um Dia, Vinte Anos, Duas Pessoas' faz tanto sucesso.

OsPaparazzi de olho em Um Dia...

Um jovem casal se conhece no dia da formatura da faculdade, em 15 de julho de 1988. Eles se amam e depois se despedem. Para nunca mais se encontrarem? Não. Emma Morley e Dexter Mayhew ficarão juntos. E Emma vai contar no livro como foram os 19 anos seguintes do dia 15 de julho. Eles vão envelhecer nas páginas do romance. Emma é uma intelectual que leva anos para descobrir que, sim, é atraente para os homens. Ela é professora. Já Dexter é viajado, conquista qualquer mulher que quiser e ainda se torna um apresentador de televisão. Segundo a crítica, 'o texto de David Nicholls cativa quem ainda tem décadas pela frente, e quem acabou de passar por elas'.



O livro vai se tornar ainda mais popular nos EUA a partir de agosto, quando 'Onde Day' estreia nos cinemas com Anne Hathaway. Entre os leitores fãs de 'Um Dia', é recorrente elogiar o livro como 'fofo'. O 'fofo' vai mesmo se tornar um novo fenômeno?


Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Max Ribeiro
Maximiliano Ribeiro Martins, cursou História e Geografia. Escreve desde criança e aos 13 anos, já foi premiado como poeta. Atualmente trabalha em uma livraria, onde deixa boa parte de seu salário com livros. Com um gosto eclético de leitura, Max lê desde literatura infantil até bula de remédio.
Comentários