10/03/2015 15:38

Veneza: Bertrand Tavernier leva Leão de Ouro

Festival de Veneza destaca cineasta francês Bertrand Tavernier com o prêmio Leão de Ouro

Da Redação
Os Paparazzi
O Festival de Cinema de Veneza 2015 anunciou a premiação do Leão de Ouro de "honra e realização" para o cineasta francês Bertrand Tavernier. A 72ª edição do Festival de Veneza presta uma homenagem à carreira premiada do diretor. O evento será realizado entre os dias dois e 12 de setembro de 2015. Em comunicado oficial enviado à imprensa, vem a explicação para a premiação:

"Bertrand Tavernier é um autor completo. Por sua coragem eclética, por seu modo artesanal de trabalhar, além do amor pelo cinema clássico americano e com paixão inata pelos temas políticos e sociais", destacou no comunicado o diretor de comunicação do Festival de Veneza (o famoso e tradicional "Venice International Film Festival").

Bertrand Tavernier Festival de Veneza Leão de Ouro
Bertrand Tavernier leva Leão de Ouro no Festival de Veneza

Vale lembrar que o diretor Tavernier, de 73 anos de idade, leva o Leão de Ouro "especial" em formato de homenagem. O original Golden Lion (Leone d'Oro) é entregue anualmente ao melhor filme do festival. Outro troféu famoso é o Leão de Prata, entregue ao melhor diretor ou realizador do evento em premiação definida pelo júri. Em 2014, o Leão de Ouro foi para um filme da Suécia: "A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence", com direção de Roy Andersson. OsPaparazzi destacou Faust entre os vencedores de 2013. Outros destaques foram George Clooney, Judi Dench e Scarlett Johansson.

Mas quem é Bertrand Tavernier? Nascido em Lyon, na França, em 1941, é um dos mais prestigiados nomes do cinema francês. Nos anos 80 chegou ao auge da fama com o filme "Um Sonho de domingo" (A Sunday in the Country), conquistando o troféu de Melhor Diretor no Festival de Cannes. Conquistou recorde de bilheteria com venda de ingressos nos cinemas com o filme "A Filha de D'Artagnan". Com o filme "A Isca" levou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, na Alemanha. O último filme foi Holy Lola, em 2004. Destaque ainda para "O Relojoeiro", de 1974. O Festival de Veneza ainda não anunciou a lista com os filmes indicados ao Leão de Ouro 2015.

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.