CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Como Wagner Moura chegou ao auge

Apresentamos a biografia de um dos principais atores do cinema nacional na atualidade

Da Redação, publicado em 21/10/2010.
O ator Wagner Moura criou o principal herói do cinema brasileiro: o Capitão Nascimento. Na pele do Capitão Nascimento, em Tropa De Elite e Tropa de Elite 2, Wagner Moura levou milhões de espectadores aos cinemas. Wagner Moura tem 1,80m de altura e é casado com a fotógrafa Sandra Delgado. A esposa Sandra Delgado não gosta muito de aparecer em público, aos paparazzos, ao lado do galã Wagner Moura.

Wagner Moura é fã de Twitter. Em seu perfil no Twitter o galã não poupa críticas aos políticos e gosta também de escrever sobre temas de cultura. Ainda na política, em 2010 Wagner Moura não escondeu qual seria o seu candidato. Aliás, o Capitão Nascimento fez até campanha para os seus candidatos. Marina Silva, do PV, foi a candidata de Wagner para a presidência. Assim como o candidato Jean Wyllys e o candidato a deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL. No filme Romance, ao lado de Letícia Sabatella, Wagner Moura apareceu sensual em uma cena que levou as fãs à loucura. Em 2015, confirmou presença no remake Sete Homens e um Destino.
Wagner Moura, o Capitão NascimentoFoto: Divulgação
OsPaparazzi de olho em Wagner Moura...

Wagner Maniçoba de Moura, o Wagner Moura, nasceu em Rodelas, na Bahia, no dia 27 de junho de 1976. Além de ator, sabia que Wagner Moura é jornalista, formado pela Universidade Federal da Bahia? Tem mais curiosidades da carreira deste premiadíssimo ator, o Wagner Moura. Uma biografia para falar sobre a história deste ícone do cinema ainda é pouco...

Começou a estudar teatro ainda no Colégio Mendel, no grupo formado pela professora Cristina Rodrigues, chamado Grupo Pasmem. Quando jovem ele gostava mesmo era do jornalismo. Fez faculdade. Mostrava talento para seguir com a carreira nos jornais. Só se apaixonou de vez pela carreira de ator quando atuou na peça A Máquina no Rio de Janeiro. Sabe quem atuava ao lado dele em A Máquina? Os também consagrados atores Lázaro Ramos e Vladimir Brichta. O trio era grudado naquela época! E até hoje seguem muito amigos.

Wagner Moura, antes de aparecer na televisão para o grande público, brilhou mesmo foi no cinema. E como brilhou. Wagner Moura participou de filmes, como Abril Despedaçado, de Walter Salles; As Três Marias, de Aluízio Abranches; Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues (este com uma atuação impecável ao lado de Antonio Fagundes; Nina, de Heitor Dhalia; O Homem Do Ano, de José Henrique Fonseca; O Caminho das Nuvens, de Vicente Amorim. O ator ganhava reconhecimento e ótimas críticas no mundo do cinema. Até que fez o teste para o filme Carandiru. Hector Babenco o chamou para testes e ele atuou em Carandiru como Zico.
Wagner Moura se preocupa com a política brasileira. E não esconde quem é seu candidatoFoto: Divulgação
Wagner Moura ganhou a amizade de Antonio Fagundes após o filme Deus é Brasileiro. E foi Fagundes quem indicou Wagner para a televisão no seriado Carga Pesada. Ele foi Pedrinho, o filho de Bino (Stênio Garcia). Em seguida foi para o seriado Sexo Frágil, peça que após virar quadro do Fantástico seguia a trilha para substituir Os Normais nas noites de sexta-feira.

Wagner Moura estreou em novelas com A Lua me Disse, de Miguel Falabella, protagonizando o galã Gustavo. Fez também na TV Globo a minissérie JK, em que fazia o personagem Juscelino Kubitschek quando jovem.

Casado com a jornalista e fotógrafa Sandra Delgado, têm dois filhos: Bem e Salvador.

Wagner Moura alcançou o auge do sucesso quando foi protagonista de uma novela das 8 e quando criou o personagem Capitão Nascimento. Aí ganhou reconhecimento de principal ator brasileiro da atualidade. Não tem pra ninguém, com Wagner Moura. Interpretando o vilão da novela de Gilberto Braga, Paraíso Tropical, como o empresário Olavo Novaes ele conquistou o público de noveleiros. E o filme Tropa de Elite? O Capitão Nascimento de Wagner Moura virou herói nacional. Capitão Nascimento é o ídolo da garotada que lotou os cinemas para assistir Tropa de Elite e Tropa de Elite Dois.

Wagner Moura foi eleito o Homem do Ano pela revista Vogue em 2007.

Wagner Moura é considerado ao lado de Selton Mello um dos mais importantes atores do Brasil na atualidade. Wagner Moura e Selton Mello viraram até motivo de comparação entre especialistas. Quem é importante para o cinema? Selton Mello ou Wagner Moura? 'Os dois são talentosos e competentes. Mas comparar é complicado. Na luta Selton Mello x Wagner Moura, eu, particularmente, fico com o Wagner, que alcançou algo histórico com Tropa de Elite', opina o crítica Reges Fonseca, de Curitiba.

Brilhou no teatro com a peça Hamlet de William Shakespeare.

Wagner também foi premiado nos filmes Ó Paí Ó, Saneamento Básico, o Filme, A Máquina e Romance (2008).

Em 2011, protagonizou o filme VIPS - Histórias Reais de Um Mentiroso. O ator Wagner Moura ficou encantado com a história de Vips. A crítica recebeu o filme com elogios e destaque para a versatilidade de Wagner Moura.
Wagner Moura é casado com Sandra DelgadoFoto: Divulgação
A retomada da banda que tinha em 1992, Sua Mãe, deu-se em 2008, se apresentando no programa da tv a cabo Circo do Edgard e no Altas Horas. Isso mesmo. Wagner Moura também é cantor e músico, além de jornalista e principal ator do Brasil no ano de 2010. Em 2011, gravou um clipe cantando a música 'Tempo Perdido', do Legião Urbana, para a divulgação de um novo filme.

Wagner Moura, além de um fenômeno de sucesso, também é um homem que valoriza suas amizades. O Capitão Nascimento de Tropa de Elite nutre uma paixão incondicional pelo ator Lázaro Ramos. 'A amizade dos dois é um negócio bonito de se ver. É um exemplo. Um homem que ama o seu amigo não é fácil de encontrar por aí. Existe muito preconceito. E é impressionante como que Wagner Moura e Lázaro Ramos se gostam tanto', conta Agda Gonçalves, presidente do fã-clube de Wagner Moura em Salvador, na Bahia.

A amizade de Wagner Moura e Lázaro Ramos já virou piada em programas humorísticos como Casseta e Planeta e Pânico na TV. A relação de Wagner com a imprensa é respeitosa. Mas ele não é muito fã de entrevistas, como já revelou em seu Twitter. Wagner Moura foi um dos primeiros entrevistados no novo formato do Roda Viva, da TV Cultura, com apresentação de Marília Gabriela. No programa Vanguarda Mix, da afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba, Wagner Moura foi entrevistado por Jonas Almeida em um dos maiores recordes de audiência da atração.

Filme Elysium com Matt Damon

Em 2010, Wagner Moura iniciou plano de carreira para Hollywood. Um empresário americano passou a guiar a carreira do ator para que ele deslanche internacionalmente como um dos maiores atores do mundo. Até que Wagner Moura foi escalado para o filme 'Elysium', com direção do sul-africano Neill Blomkamp, e elenco com Matt Damon, Jodie Foster e Sharlto Copley.

Em 2011, Wagner Moura foi um dos grandes candidatos ao Oscar do Cinema Brasileiro. E não deu outra. Wagner Moura faturou o prêmio de Melhor Ator do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em junho.

Wagner Moura e Alinne Moraes protagonizam o filme O Homem do Futuro, em 2011.

Wagner Moura cantando fez sucesso. Tanto que Wagner Moura virou cantor. OsPaparazzi confirmou presença como cantor do Legião Urbana, interpretando Renato Russo em shows especiais de projeto da MTV - Wagner Moura Renato Russo?

Wagner Moura falou sobre o show do Legião Urbana, à la Renato Russo.

OsPaparazzi mostrou como foi o show de Wagner Moura cantando Legião Urbana e interpretando Renato Russo.


Fique ligado na vida de Wagner Moura! É só curtir OsPaparazzi no Facebook

Wagner Moura

Sete Homens e um Destino chama Wagner Moura

Ator Wagner Moura está no remake de Sete Homens e um Destino, filme de Hollywood

Wagner Moura fica careca e brilha em Serra Pelada

Veja vídeo com trailer de Serra Pelada, novo filme do Wagner Moura

Wagner Moura e Alice Braga lançam Elysium

Wagner Moura e grande elenco estreia no filme do mesmo diretor de 'Distrito 9'

Jô Soares entrevista Wagner Moura sobre A Busca

Ator Wagner Moura dá entrevista ao Programa do Jô e fala sobre o novo filme 'A Busca'

Filme 'A Busca' estreia com Wagner Moura

Drama 'A Busca' estreia com Wagner Moura, Lima Duarte e Mariana Lima

Homem do Futuro tem Wagner Moura e Alinne Moraes cantando

Dupla protagoniza novo filme de Cláudio Torres que estreia em setembro; veja galeria de fotos de O Homem do Futuro
Comentários