14/08/2014 17:47

Casa do Azeite apresenta o verdadeiro bacalhau à portuguesa

Para se preparar um bom bacalhau é importante saber: O processo de dessalga pode durar até 48 horas dependendo da espessura do peixe

Luane Rodrigues
OsPaparazzi
A Santiago's Pizzaria já é referência em todo Vale do Paraíba por ter a verdadeira pizza Italiana. Agora inicia esse semestre, com mais uma novidade. O empresário Caio Santiago fechou uma parceria com a Casa do Azeite de Portugal e trouxe para São José dos Campos, verdadeiras receitas portuguesas de bacalhau. Assim, a partir de agosto, além das tradicionais pizzas a casa começa a oferecer também pratos da Cozinha Mediterrânea, tendo o azeite como elo de ligação. O Carro chefe, é o bacalhau, mas o cliente vai poder encontrar pratos com carnes nobres, pizzas, camarão, entre outros.

Atualmente o Brasil é o maior importador de bacalhau do mundo. Introduzido pelos portugueses na então colônia, o peixe se difundiu com a vinda da família real (1808). Atualmente é muito consumido durante a quaresma e o Natal. Em 2004, as importações brasileiras superaram as portuguesas.

Até hoje o bacalhau é o “fiel amigo” dos portugueses. Sua introdução na dieta lusitana data do período das grandes navegações - o Gadus Morhua mostrou ser o peixe ideal para suportar as longas viagens. Em 1516, D. Manuel mandava cobrar o dízimo da pescaria na Terra Nova (Canadá), descoberta por seus patrícios.

Apesar dos portugueses levarem o crédito de aprender a salgar e a secar o bacalhau no mar, logo após a descoberta da América, nas costas da Terra Nova, no Canadá, diz a história que já no ano 1000, o peixe salgado foi introduzido na alimentação europeia através dos pescadores bascos que haviam se fixado nas costas da Irlanda, na época uma possessão francesa.

De qualquer maneira, foi por muito tempo o alimento da população portuguesa, pois era muito barato, daí as receitas maravilhosas aprimoradas ao longo dos tempos pelos nossos patrícios. E agora, você vai poder saborear essas delicias em São José dos Campos.

O processo de dessalga deve ser bem feito para trazer de volta o seu sabor delicado e único. É bom alertar que a dessalga deve ser feita por pelo menos 24 horas, trocando-se a água várias vezes e não deixando em temperatura ambiente.

E porque o bacalhau do Porto é tão famoso no mundo todo? Na verdade, a cidade do Porto foi a primeira a receber e preparar o bacalhau que os pescadores portugueses buscavam nas águas geladas da Terra Nova, Islândia e Groenlândia. Ainda hoje o Porto é a principal cidade culinária do bacalhau. Atualmente, o "Bacalhau do Porto" que encontramos no mercado brasileiro, pode ser de origem norueguesa, portuguesa, islandesa, espanhola ou francesa.

Para se preparar bom bacalhau é importante saber: O processo de dessalga pode durar até 48 horas dependendo da espessura do peixe. O preparo sempre com um bom azeite, alho e cebola, são esses os ingredientes fundamentais para a cozinha mediterrânea.

Horário de Funcionamento da Cozinha Mediterrânea:
De terça a sexta das 18 às 24h.
Sábados e domingos: 11 às 15 horas e 18 às 24h.

Horário de Funcionamento da Santiago's Pizzaria:
De Terça a sexta das 18h ás 24h
Sábados e domingos: Das 18h às 24h

* Fonte: Fernanda Aleixo (Moranga Brasil Comunicação)

Galeria de Fotos (Fotos: Gilberto Freitas)

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.