28/08/2019 14:52

Corrida exige cuidados para não causar lesões

De acordo com a fisioterapeuta - Vivian Veneziani - a corrida favorece o emagrecimento desde que associada a uma boa alimentação

Luane Rodrigues
OsPaparazzi
Esporte considerado democrático e que exige poucos recursos materiais, a corrida vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. No entanto, não basta apenas 'sair correndo' por aí. Alguns cuidados são fundamentais para evitar lesões e outros danos à saúde.

O alerta é da fisioterapeuta Vivian Veneziani, sócia da clínica Impulso Fisioterapia de Alta Performance, que chama a atenção sobre os erros mais comuns: correr com o joelho para dentro ou na ponta do pé, arrastar os pés, não estar com o fortalecimento muscular em dia e não saber dosar o ritmo e a velocidade adequados.

O primeiro passo, segundo ela, é procurar um cardiologista para saber se está tudo em ordem com a saúde e um educador físico para orientações. 'A corrida parece ser uma atividade simples, mas quando praticada de modo inadequado pode gerar lesões e dores musculoesqueléticas', ressalta.

Um levantamento realizado no ano passado pelo Instituto de Pesquisas Esportivas Sport Track, sediado na capital paulista, revelou que a corrida e a caminhada já estão acima do futebol na preferência esportiva dos brasileiros. Afinal não é difícil ver alguém 'correndo' por aí, seja nos parques, clubes, praia ou na rua.

Para quem pretende começar a correr, a dica da fisioterapeuta é para começar uma caminhada bem leve e ir introduzindo a corrida gradativamente ao longo dos dias e semanas. 'Você pode intercalar a corrida com a caminhada, por exemplo, na primeira semana anda quatro minutos e corre um minuto; e assim vai aumentando o ritmo'.

PISADA CERTA - Vivian orienta ainda sobre a importância sobre a maneira correta ao pisar para não comprometer a coluna lombar. 'Deve-se sempre
contrair o abdômen e o calcanhar tem que ser o primeiro a tocar no chão', diz.

Além disso, acrescenta ela, é importante soltar o ar pela boca e puxar pelo nariz. 'Procure sempre usar roupas confortáveis e com tecido que deixem o corpo respirar, assim como um tênis para corrida e adequado para o seu tipo de pisada. Evite tênis com solado alto e molas', enfatiza.

De acordo com a fisioterapeuta, a corrida favorece o emagrecimento desde que associada a uma boa alimentação. Além disso, quando praticada de
maneira certa, traz inúmeros benefícios: melhora o humor, reduz a pressão arterial, regula o apetite, aumenta a resistência, ajusta a temperatura corporal, melhora o sono e contribui para maior longevidade.

E quem não quer viver mais e com qualidade? 'Correr é muito bom, mas com responsabilidade!', finaliza Vivian.

FOTO/DIVULGAÇÃO: Corrida: pise corretamente para não comprometer a coluna lombar.

* Assessoria de Imprensa = Ana Mattos (Texteria Imprensa & Cia).

Galeria de Fotos (Fotos: Gilberto Freitas)


Luane Rodrigues

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