CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Logomarca / OsPaparazzi

Taj Mahal, na Índia, o maior monumento mundial ao amor

Da Redação, publicado em 02/08/2012.
Nada é capaz de preparar adequadamente o turista para o primeiro olhar sobre o Taj Mahal. Pode ser um clichê visual, 'as cataratas do Niágara da arquitetura', mas é também a encarnação da elegância e do romance, do equilíbrio e da simetria, um ícono arquitetônico há três séculos e meio venerado como o mais belo edifício do mundo.

O xá Jahan, grande soberano muçulmano da dinastia Mogul, mandou construir o Taj Mahal inteiramente com mármore branco, como monumento funerário em honra à sua adorada rainha, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar à luz ao décimo quarto filho do casal em 19 anos. Um desses herdeiros acabou depondo Jahan, que foi aprisionado no Forte Agra, situado nas proximidades do Taj Mahal. De seus aposentos ele podia admirar o Taj Mahal e chorar a perda de sua mulher e de seu império.

O Taj Mahal agora abre nas noites de lua cheia, e essas talvez sejam as melhores ocasiões para visitá-lo, assim como às sextas-feiras, quando o ingresso é gratuito e as famílias locais vão até lá, alegrando o pátio com as cores de seus sáris floridos e seus tambores.

Onde fica: O Taj Mahal fica a 198 km a sudeste de Nova Délhi, 3 a 4 horas de carro ou ônibus, 2 horas no luxuoso trem Taj Express.
O Taj Mahal fica em Agra, Uttar Pradesh, na Índia.



Compartilhe com um amigo!
Comentários