02/06/2016 16:29

Gabriel, O Pensador abre Semana do Mar em Ubatuba

Cantor reforça o coro em defesa da conservação dos oceanos e das tartarugas marinhas; entre os dias 5 e 11 de junho, evento reúne palestras, exposições, mutirão de limpeza de praia e soltura de tartarugas

Luane Rodrigues
OsPaparazzi
Uma das vozes mais engajadas da música brasileira, - Gabriel, O Pensador - é a grande atração da 3ª Semana do Mar, encontro que propõe uma reflexão sobre a importância da proteção às tartarugas marinhas e aos mares. O escritor, compositor e cantor, um dos artistas que mais produz retratos da sociedade e de sentimentos coletivos de indignação ou orgulho, é voz ativa no discurso contra a destruição dos oceanos e, ao lado da banda Os Cascudos, interpretará canções em defesa da vida marinha, além de clássicos da carreira.

O evento é realizado em conjunto pelo Projeto Tamar, pelo Aquário de Ubatuba e pela Prefeitura de Ubatuba, com apoio do Instituto Arcor Brasil e patrocínio oficial da Petrobras, além de diversos parceiros locais.

A programação se inicia no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, e se estende até o dia 11, com palestras, documentários, exposições, eventos culturais, contação de histórias, mutirão de limpeza de praia, ações educativas do Projeto Albatroz, soltura de tartarugas marinhas, entre outras atividades.

Ainda antes do show, do Gabriel, O Pensador, a partir das 20h, o Dia Mundial do Meio Ambiente começa com uma grande limpeza da baía do Itaguá, das 8h às 12h, pela praia e pelo mar. Depois, uma soltura de tartarugas marinhas reabilitadas, entregues ao Projeto Tamar por pescadores parceiros, promete emocionar o público.

À tarde, visitas guiadas e atividades de alimentação dos animais trarão informações sobre o evento e sobre o significado das datas comemoradas no mês de junho a favor da natureza.

Programação
O evento segue dia 6, com Mariza Taguada apresentando ?Histórias sobre o Mar? ao público às 8h30, no Projeto Tamar (necessário agendamento prévio). Às 15h, o Tamar recebe a palestra ?Manguezal: Berço Ameaçado?, com Luiz Claudio Santiago Bernardes. Às 18h30, o Aquário de Ubatuba exibirá o documentário ?Ubatuba um Mar de Memórias?, produzido pelo Projeto Garoupa. Na sequência, às 19h30, no mesmo espaço, será realizada a palestra ?Como Interpretar as Previsões de Ondas?, com André Lanfer, do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais).

A programação segue no dia 07 a partir das 8h, quando o Projeto Albatroz realiza no Tamar a capacitação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, com o ?Uso didático do Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede Biomar?. Às 19h30, no Aquário de Ubatuba, acontece a palestra ?O Papel da Mídia na Conservação Ambiental? com Patricia Palumbo, da Radio Vozes ? Programa Baleia Azul.

Nos dias 08, 09 e 10, das 08h às 18h, o Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil promovem o Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, do Projeto Albatroz, do Instituto Argonauta e diversos parceiros. O objetivo é sensibilizar, informar e articular os jovens na elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. Essas ações serão apresentadas pelos jovens participantes no encerramento da 3ª Semana do Mar.

Ainda no dia 9, às 15h30, Mariza Taguada volta ao palco do Tamar com a ?Contação de Histórias sobre o Mar (necessário agendamento prévio). Às 19h30, André Barreto, da Universidade do Vale do Itajaí, fala sobre ?Programas de Monitoramento de Praias - A importância da Gestão de Dados de Biodiversidade para a Conservação Marinha? no auditório do Aquário.

No dia seguinte, às 16h30, o Instituto Costa Brasilis realiza dentro do Aquário de Ubatuba a atividade ?Tarot Ambiental?. Depois, às 19h30, é a vez da palestra do oceanólogo Hugo Gallo Neto sobre ?O Lixo no Mar?.

A apresentação musical do dia 11, com o patrocínio do Instituto Arcor Brasil, será às 20h, no Tamar, com Luís Perequê e Carlinhos Antunes com Quarteto Mundano, e a participação especial de P. C. Castilho. O evento, que conta com o apoio do Silo Cultural de Paraty, marca o encerramento da festividade.

Todas as atividades são gratuitas.

Projeto Tamar
Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

Serviço
3ª Semana do Mar, de 5 a 11 de junho

Mais informações:
Projeto Tamar (Rua Antonio Athanásio, 273,Itaguá, Ubatuba, SP)
Telefone: (12) 3832-6202 e 3832-7014
Aquário de Ubatuba (Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba, SP)
Telefone: (12) 3834-1382

* Assessoria de Imprensa = Suzane Rodrigues.


Galeria de Fotos (Fotos: Gilberto Freitas)


Luane Rodrigues

Coluna Social de Luane Rodrigues

As celebridades da região você encontra na Coluna Social de Luane Rodrigues. Acesse, veja as fotos, comente e curta a vontade. Os flagras da sociedade de São José dos Campos e Região tem endereço certo na internet!

Gostou da matéria!? Compartilhe!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.