CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Fernanda Montenegro se torna imortal com eleição

A biografia de uma das atrizes mais importantes da televisão brasileira e do cinema nacional; nossa homenagem para Fernanda

Por Ana Carolina, publicado em 20/10/2020 e atualizado hoje.

Fernanda Montenegro é um ícone da TV brasileira, do cinema nacional e da nossa cultura. Ela é uma das maiores atrizes da história da dramaturgia brasileira. Fernanda Montenegro é considerada um gigante da área artística. Acompanhe abaixo a biografia da atriz. Você sabia que Fernanda Montenegro bateu na trave no Oscar e levou o troféu Emmy, o Oscar da televisão? Conheça na biografia abaixo.

Em 16 de outubro de 2020, durante a quarentena, completou 91 anos de idade e comemorou com a família. Veja post abaixo do Instagram da filha, Fernanda Torres.

Em 4 de novembro de 2021, se tornou imortal sendo eleita para a Academia Brasileira de Letras, a ABL.

Biografia de Fernanda Montenegro

Arlette Pinheiro Esteves Torres, a Fernanda Montenegro, nasceu no Rio de Janeiro. A data de nascimento é dia 16 de outubro de 1929. Desde criança já sonhava em ser atriz. Começou a carreira nos anos 50, no teatro, ao lado de seu futuro marido, Fernando Torres.

Depois disso construiu uma carreira com destaques no teatro, na TV e no cinema. Foi 5 vezes vencedora do Prêmio Molière, 3 vezes o Prêmio Governador do Estado de São Paulo e de inúmeros outros prêmios em teatro e cinema. Fernanda Montenegro também ganhou o Urso de Prata de melhor atriz e concorreu ao Oscar de melhor atriz, em 1999, e ao Globo de Ouro de Melhor atriz pelo filme Central do Brasil, com direção de Walter Salles.

No Instagram abaixo, temos uma foto antiga de Fernanda Montenegro jovem, começando a carreira.

Virou um ícone, um modelo. Atrizes mais jovens sonham em se tornar Fernanda Montenegro.

Na vida pessoal, Fernanda Montenegro tem dois filhos: a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres, um dos sócios da Conspiração Filmes, produtora de publicidade e cinema.

No cinema, com filmes brasileiros, Fernanda Montenegro já fez A Falecida Zulmira, Em Família Anita, Eles não usam black-tie, A Hora da Estrela, Trancado por Dentro, O que é isso, companheiro?, Central do Brasil, Gêmeas, O Auto da Compadecida, O outro lado da rua, Olga, Redentor, Casa de Areia, entre outros.

Na TV destaque para A Muralha, em 1968, Guerra dos Sexos, em 1983, Sassaricando, em 1987, Rainha da Sucata, em 1990, O Dono do Mundo, em 91, além dos mais recentes Esperança, 2002, Belíssima, 2005, Hoje é Dia de Maria, 2005, Som & Fúria, 2009, e Passione, em 2010.

Passione, aliás, marcou Fernanda Montenegro como uma vilã espetacular. Bete Gouveia, de Fernanda Montenegro, brilhou em 2010.

Em 2013, Fernanda Montenegro vence o prêmio Emmy Internacional como melhor atriz, por sua personagem Dona Picucha no filme de comédia 'Doce de Mãe'.

Em 2019 atuou em A Dona do Pedaço. Em 2020 atuou em Amor e Sorte, interpretando a Dona Gilda.

Fernanda Montenegro faz aniversário

A chamada dama da dramaturgia do Brasil completou 91 anos de idade em 2020, durante a quarentena. No Instagram acima, a filha Fernanda Torres compartilhou fotos do aniversário da mãe. Com direito a presença do neto Joaquim Waddington.

'Obrigada pelo carinho. Todos os abraços e beijos enviados foram transmitidos a ela', escreveu Fernanda Torres.

Fernanda Montenegro imortal

A atriz Fernanda Montenegro foi eleita a nova imortal da Academia Brasileira de Letras em novembro de 2021. Ela recebeu 32 votos. Aos 92 anos de idade, foi a primeira mulher a assumir a cadeira 17 e sucedeu o diplomata Affonso Arinos de Melo Franco. Ela foi a nona mulher eleita como imortal para a ABL.

'Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas', disse o presidente da ABL, Marco Lucchesi.

Viva, Fernanda Montenegro!

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro e a despedida perfeita

Entrevista de Fernanda Montenegro para jornal O Globo tem depoimento emocionante de adeus

Fernanda Montenegro pede bis no Emmy 2015

Veja lista completa com os indicados ao Emmy Internacional 2015, com Fernanda Montenegro

Fernanda Torres: Séries, filmes e novelas em biografia

Apresentamos a carreira da atriz, escritora e colunista Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro

Conheça principais fatos sobre o filme Eles Não Usam Black-Tie

Eles Não Usam Black-Tie (1981) é um filme de Leon Hirszman e conta com Fernanda Moentenegro. Conheça agora as principais curiosidades!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários