04/07/2012 16:40

Noite de autografo Ludmila Saharov no espaço Netebooks Editora

Projeto traz Ludmila Saharovsky e a história de suas origens no livro ‘Tempo Submerso’

Luane Rodrigues
OsPaparazzi
O projeto “Ciranda de Poesia”, promovido pelo Ponto de Cultura Bola de Meia, recebeu a escritora Ludmila Saharovsky para bate-papo sobre seu recém lançado livro “Tempo Submerso - Stalin Sobrevivemos ao Terror.” O escritor e sociólogo Alcemir Palma mediou à atividade.
A autora, que nasceu em campo de refugiados em Salzburg, Áustria, após a Segunda Guerra Mundial, dedicou parte da vida a explorar seu passado. Nesta obra, ela conta a história de sua família, em um período negro da Rússia que foi o massacre causado pela Revolução Bolchevique, iniciada em 1917.

Fio Condutor. Ludmila Saharovsky viveu mais de 30 anos em Jacareí. Em 2003, ela fez uma expedição para a Rússia, para o Arquipélago de Slovietskie Ostrova, também chamado de Solovki, para revisitar a memória de seus pais e avós, vividas no cenário de crueldade. O resultado desta experiência fez surgir o livro “Tempo Submerso”, que é repleto de documentos históricos que comprovam que a opressão de Stalin causou a morte de pelo menos 22 milhões de pessoas.

“Hoje historiadores já falam em 40 milhões. O número é muito maior que os judeus que morreram no Holocausto e ainda assim, pouco se fala a respeito”, declara Ludmila, que também é jornalista e tradutora. Cada página da história real “Tempo Submerso” é emocionante e curiosa. Entre os personagens da obra está o avô paterno, oficial czarista, que fugiu da Revolução Bolchevique em 1920, levando a esposa e o filho. Após duros acontecimentos, a família, que se refugiou na Áustria, chegou ao Brasil como apátrida.

Conquista. A história de Ludmila vai virar filme. No dia 9 de julho a cineasta russa Irina Orlova desembarca no Brasil para iniciar produção de um longa que vai falar dos imigrantes do leste europeu que na ditadura de Stalin, migraram para países como Brasil e Argentina. Gilberto Freitas registrou esta noite de cultura:

Gostou da matéria? Compartilhe!

Galeria de Fotos (Fotos: Gilberto Freitas)

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.