03/12/2019 10:05

Paulo Naressi explica o que é investir

Investimento em São José dos Campos? Entrevistamos diretor da Plátano SJC

Ana Carolina
São José dos Campos, SP
Para quem busca informações sobre investimentos em São José dos Campos, esta entrevista é essencial. O Paparazzi falou com exclusividade com o sócio diretor da Plátano Investimentos - XP Investimentos, de São José dos Campos, Paulo Naressi. Temos um bate-papo bem explicativo com dicas para quem vai começar a investir em SJC e região. Será que vale a pena manter o dinheiro na poupança? Devo abrir uma conta no Nubank? Como faço para começar a investir na Bolsa de Valores? Respostas para essas e outras perguntas você confere abaixo na entrevista com Paulo Naressi.

Que tal começar 2020 com mais informações sobre Educação Financeira? A hora é agora.

Boa leitura. E bons investimentos a todos!

Paparazzi - Qual é a principal dica para quem é leigo e quer começar a investir aos pouquinhos?

Paulo Naressi Plátano Investimentos São José dos Campos XP Investimentos
Paulo Naressi na Plátano Investimentos em São José dos Campos - XP Investimentos

Paulo Naressi - Educação financeira! É o primeiro e fundamental passo para se começar a investir. Sem a devida instrução, as chances de sucesso no mercado são praticamente nulas já que, para começar aos pouquinhos, o investidor provavelmente não contará com a assessoria de um profissional qualificado e terá que fazer suas operações por conta própria. Portanto, para aumentar a probabilidade de uma vida financeira saudável, educação financeira é essencial!

Paparazzi - Décimo Terceiro salário e dinheiro de Férias podem ser combustíveis interessantes para esse início. Como podemos utilizar esse extra da melhor forma?

Paulo Naressi - Primeiro de tudo: quitar as dívidas. Esse passo é de suma importância, já que os juros devidos quando se há contas atrasadas são, via de regra, muito maiores dos que lucros por ventura obtidos em operações financeiras. Se as contas estão em dia, há algumas opções bastante interessantes para se começar a investir, como por exemplo fundos de investimentos imobiliários e títulos de renda fixa, como CDBs.

Paulo Naressi Plátano Investimentos São José dos Campos XP Investimentos
Paulo Naressi em entrevista
Paparazzi - É verdade que não vale a pena mais guardar o dinheiro na Poupança comum? Por quê?

Paulo Naressi - Sim! Poupança comum não é mais uma opção viável nos dias de hoje. Mesmo porque a explicação mais simples está na própria concepção do termo, já que poupança vem do verbo poupar, não do verbo investir, não é mesmo? E atualmente a caderneta de poupança tende a ter crescimento negativo, ou seja, render menos que a inflação. Há diversas opções no mercado que contam com a mesma proteção da poupança, rendendo muito mais.

Paparazzi - Qual é a sua opinião sobre os novos bancos que estão surgindo, através de fintechs? Temos Nubank, Banco Inter, Daycoval. O cliente não aguenta mais pagar taxas para tudo. Vale a pena apostar nesses novos bancos?

Paulo Naressi - As fintechs são uma realidade e vieram para ficar. Nasceram e se fortaleceram nas deficiências do antigo mercado bancário – repleto de taxas abusivas e serviços mal prestados – e estão revolucionando a forma como as pessoas interagem com o sistema como um todo. Agora, como acontece com toda e qualquer empresa, é necessário um estudo aprofundado para que se passe a ser um investidor da companhia, já que haverá momentos ora menos, ora mais voláteis no mercado, e o cliente precisa estar ciente e seguro de sua posição.

Paparazzi - Como pensar ou programar uma previdência privada? Pais que adotam previdências para os filhos, desde o nascimento... é uma boa opção?

Paulo Naressi - É fundamental que se procure um profissional qualificado para esse planejamento de longo prazo, já que envolve muitas variáveis, inclusive referentes à tributação. E sim, é uma ótima opção pois, como são investimentos de prazo bastante alongado, tendem a ter uma curva de rentabilidade mais interessante.

Paparazzi - As siglas CDB, LCI, LCA... como entender e escolher a melhor opção de investimento?

Paulo Naressi - Novamente: com instrução adequada. O mercado financeiro pode ser uma sopa de letrinhas sem informação e educação devidas. E não são somente termos técnicos diferentes: são produtos totalmente distintos uns dos outros. Por isso, para não correr o risco de, por exemplo, adquirir por engano um produto que não tenha liquidez para ser vendido antes do vencimento e ficar “preso” com ele por um prazo que não gostaria, muita, muita leitura é recomendada.

Paparazzi - Quem tem o sonho de investir na Bolsa de Valores, qual é o primeiro passo?

Paulo Naressi - Entender todas as implicações dessa decisão antes de, de fato, partir para prática. O mundo da renda variável é bastante mais complexo que o da renda fixa, há diversos fatores que impactam sobremaneira o comportamento do mercado e podem acarretar prejuízos de grande monta aos que se “aventuram” por ele. Com relação ao primeiro passo, podemos na realidade citar dois: se o investidor iniciar com montantes menores e tiver perfil de, por conta própria, realizar suas operações, novamente o caminho começa, obrigatoriamente, pela educação financeira adequada. Agora, se for o caso do valor a ser investido justificar uma assessoria especializada, há profissionais dedicados a auxiliar o investidor, de forma individual, a atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

Paparazzi - Agora falando sobre a Plátano Investimentos. Quem pode buscar essa assessoria especializada? É diferente de buscar a XP Investimentos diretamente?

Paulo Naressi - A Plátano Investimentos é o maior e mais antigo escritório credenciado à XP com sede na RMVale. Somos mais de 30 profissionais certificados pelos órgãos reguladores a prestar assessoria personalizada e individualizada a nossos clientes. O perfil desses investidores é bastante variado, indo desde empregados com carteira assinada, passando por profissionais liberais e empresários, do Brasil e do mundo, já que atendemos muitos clientes que moram fora de nosso país. É sim diferente buscar nossa assessoria e buscar diretamente a da XP, justamente por conta dessa individualização do serviço prestado, e isso faz toda a diferença.

Paparazzi - Por fim, qual é a principal dica ou mensagem que pode deixar para os nossos leitores que têm interesse no assunto investimento?

Paulo Naressi - Aprofundem o interesse e busquem o conhecimento! O mundo dos investimentos fará cada vez mais parte da realidade dos brasileiros, já que vivemos atualmente um cenário de taxa de juros nas mínimas históricas e mercado imobiliário estagnado, sempre à espera de incentivos governamentais para esboçar uma reação. Nesse contexto, nossa população precisará amadurecer e aprender sobre mercado financeiro, aliás traço comum da larga maioria dos cidadãos de países mais avançados, como Estados Unidos, Japão e Inglaterra, dentre muitos outros. Resumindo: quanto mais aprendermos sobre finanças e quanto mais colocarmos esse conhecimento em prática, mais rápido avançaremos para, enfim, deixarmos de ser o país do futuro e nos tornarmos – com orgulho – o Brasil do presente.

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.