19/09/2019 16:01

Setembro Amarelo: atividade física no combate à depressão

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cerca de 97% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias

Luane Rodrigues
OsPaparazzi
A atividade física é uma importante aliada no combate à depressão. Neste 'Setembro Amarelo', mês de prevenção ao suicídio, educadores físicos e fisioterapeutas ressaltam a importância dos exercícios e outras práticas que garantem o bem-estar e qualidade de vida.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cerca de 97% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Só no Brasil são aproximadamente 12 mil suicídios por ano. No mundo todo, os números chegam a 1 milhão.

A fisioterapeuta Vivian Veneziani, proprietária da Impulso Fisioterapia - clínica especializada em fisioterapia e treinamento funcional em SãoJosé dos Campos , ressalta que a prática de esportes, seja de curta ou longa duração, causa bem-estar mental e melhora psicológica na maioria das pessoas. 'A atividade física proporciona distração e convívio social,além de liberar substâncias como endorfina e serotonina, responsáveis
por melhorar o humor', diz.

O CORPO FALA
Segundo ela, é importante ficar atento a sinas da depressão dados pelo próprio corpo: dores de barriga; má digestão; azia; constipação; flatulência; tensão na nuca e nos ombros; dores de cabeça; dores no corpo; pressão no peito; e queda de imunidade.

Além disso, acrescenta ela, sintomas como distúrbios alimentares, dificuldade de demonstrar afeto, irritabilidade, cansaço e falta de interesse em geral podem indicar algum problema. ?Diante de qualquer sintoma, primeiramente deve-se procurar ajuda de um especialista, no caso um psicólogo', alerta.

No entanto, Vivian ressalta que algumas medidas adotadas no dia a dia podem contribuir como prevenção e combate à depressão. 'É importante manter uma alimentação saudável, uma boa qualidade de sono, estar sempre hidratado e procurar praticar atividades que garantam prazer.'

Algumas pessoas, segunda ela, se sentem bem praticando técnicas de relaxamento - como meditação e yoga. Já outras preferem atividades aeróbicas ou lutas. 'Para quem não tem o hábito de praticar atividades físicas, a dica é começar com uma caminhada ou alongamento, por exemplo.'

Segundo a fisioterapeuta, existem vários tipos de atividades, seja dentro de uma academia ou ar livre. 'É importante procurar qual o tipo de atividade atende às suas necessidades e lhe dá prazer. E lembrar sempre: para uma mente sadia, o corpo precisa estar em movimento. Mexa-se!', finaliza.

* ASSESSORIA DE IMPRENSA: Ana Mattos.

Galeria de Fotos (Fotos: Gilberto Freitas)


Luane Rodrigues

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