21/01/2012 11:47

Documentário 'A Música Segundo Tom Jobim'

Documentário "A Música Segundo Tom Jobim" ganha elogios da crítica; direção de Nelson Pereira

Da Redação
OsPaparazzi
O documentário "A Música Segundo Tom Jobim" conta a biografia de Antonio Carlos Jobim, o Tom Jobim, um genio da música brasileira. "O extraordinário universo da música de Tom Jobim não cabe em palavras". Foi com essa ideia em mente que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, contou em filme a discografia completa do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna e de alcance internacional. Tom Jobim é considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira. Nada mais justo, portanto, ganhar um documentário.

A Música Segundo Tom Jobim
Documentário "A Música Segundo Tom Jobim"

Com distribuição da Sony Pictures, "A Música Segundo Tom Jobim" usa imagens do acervo do Instituto Tom Jobim, além de imagens de canais de televisão do exterior e vídeos que caíram na Internet. São vídeos inéditos de Tom Jobim, e músicas cantadas por intérpretes dos mais variados. Sabe quem canta Tom Jobim no documentário de Nelson Pereira dos Santos? Gal Costa, Elizeth Cardoso, Diana Krall, o francês Jean Sablon, os americanos Ella Fitzgerald, Sammy Davis Jr. e Frank Sinatra, além de Toquinho, Elis Regina, Nara Leão, Maysa, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil.

Chico Buarque e Tom Jobim aparecem cantando juntos no Festival da Canção de 1968, quando a dupla foi vaiada ao cantar a música "Sabiá". O crítico Alysson Oliveira, do Cineweb, falou sobre a estreia de "A Música Segundo Tom Jobim": "Com sua sensibilidade aguçada, 'A música segundo Tom Jobim' é uma viagem sensorial por um universo musical bastante rico. É também uma jornada por nossa cultura e a visão desta pelo mundo afora. 'Garota de Ipanema' é uma das músicas mais cantadas no mundo - e no documentário não é diferente, trazendo diversas versões dela, na interpretação de músicos como Errol Garner, Pat Hervey, Marcia e Lio - fora a versão original".

O documentário de Nelson Pereira dos Santos tem 88 minutos de duração. 88 minutos de Tom Jobim!

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.