CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Logomarca / OsPaparazzi

Conheça o filme Caramuru - A Invenção do Brasil

Da Redação, publicado em 30/11/2010.
'Caramuru - A Invenção do Brasil' (2001) é uma comédia de Guel Arraes, com roteiro em parceria entre Guel Arraes e Jorge Furtado. 'Caramuru - A Invenção do Brasil' é uma adaptação para o cinema da minissérie da TV Globo, chama de 'A Invenção do Brasil', exibida em 2000. Foi a segunda vez que a Rede Globo levou para as telonas uma série da TV. A primeira havia sido 'O Auto da Compadecida', também de Guel Arraes.

'Caramuru - A Invenção do Brasil' se passa em 1500. O filme conta a história do jovem Diogo (Selton Mello), um pintor que vive em Portugal e é contratado para desenhar um mapa. Mas ele acaba sendo enganado pela sedutora Isabelle e é punido, sendo deportado em uma caravela. A caravela acaba naufragando e ele chega, por milagre, ao Brasil. Diogo está no litoral brasileiro. E descobre o paraíso. Encontra uma jovem linda, a índia Paraguaçu (Camila Pitanga), que inicia um romance com o pintor. E a alegria de Diogo é ainda maior quando surge Moema (Deborah Secco), irmã de Paraguaçu que também se apaixona por Diogo. E o melhor: as duas não lligam de dividir o mesmo homem. A vida tranquila de Diogo só vira problema quando outros europeus descobrem o Brasil. Aí aventuras não faltam...

A comédia tem duração de 100 minutos. O elenco premiado de 'Caramuru - A Invenção do Brasil' tem Selton Mello, Camila Pitanga, Déborah Secco, Tonico Pereira, Débora Bloch, Luís Mello, Pedro Paulo Rangel, Diogo Vilela e Marco Nanini.



Carandiru (2003) é um premiado filme nacional de Hector Babenco. 'Carandiru' tem roteiro de Victor Navas, Fernando Bonassi e Hector Babenco. O filme é baseado em fatos reais e também baseado no livro homônimo do médico Dráuzio Varella, de 1999, e que vendeu mais de 220 mil cópias.

'Carandiru' é um marco do cinema brasileiro. O filme mostra a realidade do presídio Carandiru, em São Paulo. A história é contada pelo médido Drauzio Varella (Luiz Carlos Vasconcelos), que faz um trabalho de prevenção à AIDS no presídio. Hector Babenco dá vida às diferentes histórias dos presidiários do Carandiru. E também mostra o dia em que a Polícia Militar do Estado de São Paulo fuzilou 111 pessoas numa invasão ao local. Violência, superlotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica... este é o Carandiru. Com seus mais de sete mil detentos, ganha fama de 'inferno na terra'.

A produção de Carandiru tem cerca de oito mil figurantes. A montagem do filme consumiu oito meses de trabalho. Carandiru venceu inúmeros prêmios nacionais e internacionais no cinema. O drama Carandiru tem duração de 145 minutos.

A Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como Presídio do Carandiru, foi inaugurada em 1956 pelo então prefeito Jânio Quadros. Em 2002 o governador Geraldo Alckmin comandou, pessoalmente, a implosão de três de seus pavilhões. Bastaram oito segundos para que paredes, celas e solitárias se transformassem em pó. E abrissem espaço para a construção de complexo de lazer e cultura, denominado Parque da Juventude.

No elenco estão Luiz Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves, Ailton Graça, Maria Luisa Mendonça, Aída Lerner, Rodrigo Santoro, Gero Camilo, Floriano Peixoto, Ricardo Blat, Vanessa Gerbelli, Leona Cavalli, Wagner Moura, Caio Blat, Julia Ianina, Sabrina Greve e Lázaro Ramos.


Compartilhe com um amigo!
Comentários