30/11/2010 00:00

Carandiru

Da Redação
Os Paparazzi
Carandiru (2003) é um premiado filme nacional de Hector Babenco. "Carandiru" tem roteiro de Victor Navas, Fernando Bonassi e Hector Babenco. O filme é baseado em fatos reais e também baseado no livro homônimo do médico Dráuzio Varella, de 1999, e que vendeu mais de 220 mil cópias.

"Carandiru" é um marco do cinema brasileiro. O filme mostra a realidade do presídio Carandiru, em São Paulo. A história é contada pelo médido Drauzio Varella (Luiz Carlos Vasconcelos), que faz um trabalho de prevenção à AIDS no presídio. Hector Babenco dá vida às diferentes histórias dos presidiários do Carandiru. E também mostra o dia em que a Polícia Militar do Estado de São Paulo fuzilou 111 pessoas numa invasão ao local. Violência, superlotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica... este é o Carandiru. Com seus mais de sete mil detentos, ganha fama de "inferno na terra".

A produção de Carandiru tem cerca de oito mil figurantes. A montagem do filme consumiu oito meses de trabalho. Carandiru venceu inúmeros prêmios nacionais e internacionais no cinema. O drama Carandiru tem duração de 145 minutos.

A Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como Presídio do Carandiru, foi inaugurada em 1956 pelo então prefeito Jânio Quadros. Em 2002 o governador Geraldo Alckmin comandou, pessoalmente, a implosão de três de seus pavilhões. Bastaram oito segundos para que paredes, celas e solitárias se transformassem em pó. E abrissem espaço para a construção de complexo de lazer e cultura, denominado Parque da Juventude.

No elenco estão Luiz Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves, Ailton Graça, Maria Luisa Mendonça, Aída Lerner, Rodrigo Santoro, Gero Camilo, Floriano Peixoto, Ricardo Blat, Vanessa Gerbelli, Leona Cavalli, Wagner Moura, Caio Blat, Julia Ianina, Sabrina Greve e Lázaro Ramos.

Fique por dentro das últimas do cinema nacional! É só Curtir OsPaparazzi

Vídeo

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.