29/11/2010 00:00

Cidade de Deus

Da Redação
Os Paparazzi
Cidade de Deus (2002) é um premiado filme de Fernando Meirelles, com roteiro de Bráulio Mantovani. "Cidade de Deus" é sucesso de público e crítica. E fez história no cinema nacional. "Cidade de Deus" foi o filme brasileiro indicado ao Oscar em 2004. Foi indicado a quatro troféus no Oscar: Roteiro Adaptado, Fotografia, Montagem e Diretor. Fernando Meirelles concorreu com Sofia Coppola, Peter Weir, Clint Eastwood e Peter Jackson no Oscar de 2004. Este foi o segundo longa-metragem de Meirelles: antes ele havia dirigido Domésticas - O Filme, ao lado de Nando Olival.

"Cidade de Deus" é o nome de uma favela do Rio de Janeiro, surgida nos anos 60. O filme é baseado no romance de Paulo Lins, também chamado de "Cidade de Deus". O longa recebeu inúmeros prêmios: foi indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 2003. Levou prêmio de Melhor Edição no BAFTA, o "Oscar britânico", em 2003. E foi escolhido o Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Diretor e Melhor Atriz Revelação, em 2003, pelos leitores do Adoro Cinema Brasileiro.

A maioria do elenco do filme foi escolhida entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham nenhum contato com a arte de atuar. O longa recupera gírias típicas dos anos 60, época em que a Cidade de Deus foi criada.

O filme conta a história da favela dividida em três partes. A primeira, no fim dos anos 60, mostra o início desse conjunto habitacional para onde se mudam duas crianças: Buscapé e Dadinho. O irmão de Buscapé, Marreco, forma com os amigos Cabeleira e Alicate um grupo de bandidos conhecido como o Trio Ternura, cuja especialidade é assaltar os caminhões de gás. Dadinho acompanha esse grupo de marginais e sonha ser como eles. Já Buscapé não gosta de ter irmão bandido.

A segunda parte de "Cidade de Deus" se passa nos anos 70. Buscapé continua seus estudos e arruma um emprego. Já Dadinho torna-se um pequeno líder de gangue com grandes ambições. Quer se tornar traficante. Em pouco tempo, Dadinho torna-se o bandido mais perigoso e temido do local. Recebe um novo apelido: Zé Pequeno.

E, por fim, a terceira parte, nos anos 80, mostra Zé Pequeno como um dos traficantes mais poderosos de todo Rio de Janeiro. Até cruzar com um trocador de ônibus conhecido como Mané Galinha. Depois de ver sua mulher ser estuprada, Mané Galinha decide se vingar de Zé Pequeno. Começa a guerra na Cidade de Deus. Buscapé, que sempre sonhou ser fotógrafo, consegue sua primeira máquina profissional. Registrar essa guerra será a grande chance de sua carreira.

O drama de 130 minutos tem elenco com Matheus Nachtergaele, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Douglas Silva, Roberta Rodrigues, Seu Jorge e Alice Braga. "Cidade de Deus" é considerado um clássico do cinema nacional que deve ser visto e revisto.

Fique por dentro das últimas do cinema nacional! É só Curtir OsPaparazzi

Vídeo

Comentários

PÁGINA PRINCIPAL | ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Todo o conteúdo deste website é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.